Proibição

Depois da morte de Miguel, Gleide Ângelo propõe lei que proíbe uso de elevadores por crianças desacompanhadas de adultos

O impacto da morte do menino Miguel, de cinco anos, que caiu do nono andar de um prédio em Recife após utilizar sozinho o elevador, fez a deputada estadual e delegada Gleide Ângelo, pensar em uma lei que proíba o uso de elevadores por crianças desacompanhadas por adultos. A parlamentar teve como referência uma lei existente em São Paulo, que tem a mesma finalidade.

“Fiquei pensando sobre isso e como teria sido importante ter essa lei em Pernambuco”, disse a deputada em artigo enviado ao Blog do Jamildo.

Miguel estava sob os cuidados da patroa da mãe, empregada doméstica que tinha ido passear o cachorro da família. Ao sentir falta da mãe, Miguel insistiu para vê-la. A patroa, responsável por ele, não o acompanhou na ida pela busca da mãe do menino e o deixou pegar o elevador sozinho.

“Estou dando entrada nessa Lei hoje, para que no futuro as pessoas se sintam no mínimo legalmente obrigadas a fazerem o que é certo e que também é o óbvio: Miguel jamais deveria ter sido colocado naquele elevador sozinho (ainda mais daquela forma). Ele jamais deveria ter ido em busca de sua mãe sozinho. Não é uma questão legal, é uma questão de sensibilidade e amor à vida humana de uma criança inocente”, sustentou Gleide Ângelo.

A punição, segundo a proposta de Gleide Ângelo, é de multa de R$ 500 a R$ 10.000 para o condomínio que descumprir a lei. Valor varia de acordo com as condições do condomínio.