Críticas

Congressistas dos EUA criticam postura de Trump e Bolsonaro por defenderem cloroquina

O deputado norte-americano Eliot Engel classificou nesta terça-feira (2) como “irresponsável” acordo firmado entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro em torno do uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19.

O congressista, chefe da Comissão de Relações Exteriores da Casa, protestava contra a decisão da Casa Branca de enviar 2 milhões de comprimidos da substância ao Brasil. 

Trump e Bolsonaro devem parar de desinformar e prejudicar os cidadãos dos EUA e do Brasil. Vidas estão em jogo. A hidroxicloroquina não funciona como tratamento para a covid-19 e pode agravar os quadros de pacientes doentes”, disse Engel.

A Casa Branca e o Planalto anunciaram, no domingo (31), uma ação conjunta que visa a desenvolver pesquisas sobre o uso dos medicamentos antimaláricos hidroxicloroquina e cloroquina como prevenção e tratamento à doença causada pelo novo coronavírus.

“Como demonstração de solidariedade, o governo dos EUA entregou 2 milhões de doses de hidroxicloroquina (HCQ) ao povo brasileiro. Os EUA também enviarão em breve 1.000 ventiladores para o Brasil”, disse a Casa Branca, por nota.

Leia a íntegra do comunicado (em inglês).

“Estamos anunciando 1 esforço conjunto de pesquisa que incluirá ensaios clínicos controlados e randomizados que ajudarão a confirmar a segurança e a eficácia do HCQ para a profilaxia e o tratamento precoce da covid-19.”

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro agradeceu Trump pelo envio dos equipamentos, prometidos pelo norte-americano em 19 de maio.

Conversei, na tarde de hoje, com o Presidente Donald Trump, a quem agradeci pelo envio de 1.000 respiradores, sendo que 50 serão cedidos ao Paraguai. Também conversamos sobre o G7 expandido, em que o Brasil vai participar, bem como questões do aço brasileiro”, escreveu Bolsonaro.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1267617675083161602