Oposição

“Bolsonaro deve sofrer um impeachment”, diz Lula à CNN norte-americana

Em entrevista à CNN International, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou o atual mandatário, Jair Bolsonaro, pelas mortes de milhares de pessoas no Brasil durante a pandemia e defendeu que o presidente responda por crime de responsabilidade na condução da crise sanitária. “São 35 pedidos de impeachment no Congresso. Em algum momento o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, terá que escolher um para votação”, disse.

A emissora americana disse que Lula continua sendo uma força política relevante no cenário brasileiro.

“Herói da esquerda, o ex-presidente viu o covid-19 abrir um caminho de morte em todo o Brasil, dizimando uma economia já em dificuldades”, aponta a CNN. 

À CNN por videochamada, Lula disse que Bolsonaro merece ser acusado pelo que considera uma conduta “irresponsável” e “negligente” no gerenciamento da crise do coronavírus, mas também da economia do país, que entrou em colapso.

“[Bolsonaro] cometeu muitos crimes de irresponsabilidade e acho que ele já merece ser punido por isso”, disse. Ele descrevendo o líder de direita como o pior da história do Brasil.

Crise tripla

Lula lamentou a deterioração econômica e disse que o coronavírus piorou ainda mais as coisas. “O Brasil está passando por uma profunda crise de saúde, uma profunda crise econômica e uma crise de irresponsabilidade por parte do Presidente da República”, disse.

“O Brasil poderia ter evitado o colapso, o Brasil poderia ter preparado máscaras mais cedo, o Brasil poderia ter aprovado uma legislação antes do início da pandemia”, ressalta o ex-presidente.

A CNN observa que, apesar do número crescente de pessoas contaminadas, Bolsonaro minimizou o risco do vírus, juntou-se a comícios anti-bloqueio e contra o isolamento social e entrou em choque com os governadores, pressionando para a reabertura da economia.

“Os governadores se tornaram inimigos, os prefeitos se tornaram inimigos, todos aqueles que defendem que o Brasil trata essa pandemia de forma responsável são considerados inimigos do presidente”, ressalta Lula, que elogia na entrevista os líderes locais de todos os partidos por seu trabalho.

A CNN informa que a crise corroeu o apoio a Bolsonaro, de acordo com pesquisas de opinião recentes. Segundo o Datafolha, 46% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente.

Lula reconhece que a oposição ainda não está unida o suficiente para colocar o impeachment em movimento. Mas ele acredita que é apenas uma questão de tempo. “Hoje existem 35 pedidos de impeachment no Congresso Nacional”, disse. “[Em algum momento] o presidente da Câmara terá que escolher um dos pedidos para votar”.

*Via Partido dos Trabalhadores