Tratamento

Vereadora solicita retomada de consultas para pessoas em tratamento do câncer em Pernambuco

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), apresentou um requerimento solicitando a retomada de consultas para pessoas que estão em fase de tratamento de câncer  no estado. A solicitação  foi aprovada em Plenária Virtual e será encaminhada ao governador Paulo Câmara.

“ O país já enfrentava muitos gargalos com o atendimento oncológico no SUS, com muitos diagnósticos tardios, mas, agora, a situação está muito pior, principalmente por conta da interrupção do tratamento.Mesmo quando há uma hipótese diagnóstica, é grande a dificuldade de confirmá-la por meio de biópsia, procedimento necessário em 98% dos tumores, por conta da interrupção dos serviços. E sabemos que dependendo do tipo de tumor o diagnóstico tem que ser feito o mais breve possível.”

Com a Pandemia do Novo Coronavírus, a assistência ao câncer  no Estado e no país tem sofrido prejuízos de todas as ordens, desde consultas e exames cancelados a sessões de quimioterapia e radioterapia e cirurgias adiadas por tempo indeterminado. Só na área de diagnóstico, a queda no movimento é de 70% a 80%, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Patologia). Em muitos casos, porém, são os próprios pacientes que estão cancelando procedimentos com medo de serem infectados pelo Coronavírus nos hospitais.