Retorno

Prefeito afastado de Itapissuma volta à gestão após determinação da Justiça

O gestor Zé de Irmã Teca (PSD) havia sido Afastado do cargo em dezembro de 2019 após Polícia Civil deflagrar operação que investiga desvio de R$ 10 milhões do poder público.

Prefeito afastado de Itapissuma volta à gestão após determinação da Justiça

O prefeito de Itapissuma Zé de Irmã Teca/ Foto: Divulgação / Prefeitura de Itapissuma

Publicado em 2 de junho de 2020 - 10:08

Por

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que o prefeito afastado de Itapissuma, José Bezerra Tenório Filho (PSD), conhecido como Zé de Irmã Teca, volte ao posto de gestor municipal nesta segunda-feira (1º).

Em dezembro de 2019, o prefeito, a vice e os secretários da cidade foram afastados pela Justiça. Desde então, a gestão do município ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal, Jean Alves (PSD).

A saída dos funcionários da prefeitura aconteceu após a Polícia Civil deflagrar a Operação Dragão do Mar, que apura o desvio de R$ 10 milhões do poder público municipal. Segundo a investigação, o valor teria sido pago a cabos eleitorais.

Em dezembro de 2019, quando a operação foi deflagrada, a Polícia Civil cumpriu cinco mandados de suspensão de cargo eletivo, 12 de afastamento de função pública e 21 de busca e a quebra de sigilo bancário. Além do prefeito, a vice Irmã Elionilda (PP) e o presidente e o vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Itapissuma, foram alvos dos mandados da operação.

De acordo com a decisão do desembargador Alexandre Assunção, do fim de maio, a denúncia já oferecida pela Procuradoria de Justiça não justifica o afastamento do gestor e atende a uma manifestação do Ministério Público de Pernambuco.

A prefeitura de Itapissuma informou que a investigação ocorreu devido ao programa social “Frente de Serviço”, criado há cerca de 30 anos, e que o prefeito está em seu primeiro mandato à frente do Poder Executivo Municipal.

Em nota, a administração municipal disse que o prefeito e a vice-prefeita reassumem os cargos na terça-feira (2). Além de três vereadores: Jeferson Teles (GG de Zé Antônio), Nivaldo Vicente (Irmão Nivaldo) e Antônio Mendes (Tonho de Dedé).

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com