Artigo

Pandemia: pode haver Evolução na Involução?

A humanidade está retomando antigos caminhos. A despeito de ser uma das piores emoções que existe, é o medo quem tem sido um dos guias nesta empreitada global.

Pandemia: pode haver Evolução na Involução?

Publicado em 2 de junho de 2020 - 03:28

Por

Apenas começaram os questionamentos de como será o mundo pós 2020. A pandemia mudou todas as áreas em que a interação humana ocorre. Mas tudo mudou para pior?

Depende. Os moldes definidores da maioria das profissões que nos cercam estão se metamorfoseando. A Ciência, mais que nunca, está procurando pontos de contato com muito mais áreas de conhecimento. Afinal, uma vacina para o Coronavírus precisa ser criada logo. E, se não for, como cuidar da mente, da economia e da educação formal de toda uma geração que luta diariamente com a Covid-19?

Ainda não sabemos como o Turismo e a Cultura vão administrar os encontros coletivos que são prazeirosos há gerações. Ainda não conhecemos todas as transformações pelas quais passará o Ensino Acadêmico. E o que dizer dos postos de trabalho que demandam operações presenciais?

No entanto, creio que não se pode emprestar um odor apocalípticos a tudo o que está ocorrendo com o mundo nos últimos meses.

A humanidade está retomando antigos caminhos. A despeito de ser uma das piores emoções que existe, é o medo quem tem sido um dos guias nesta empreitada global.

Ao temer a perda de seus idosos, esta geração tem reavaliado o quanto eles são importantes. Temos afinado os ouvidos e abertos mais os olhos para lhes dar uma atenção que muitos de nós nunca demos.

Relacionamentos tem sido reciclados nesses tempos de isolamento social. Bem enquanto estão fechadas as portas para as distrações culturais, temos redescoberto o significado do afeto familiar.

Com relação à imprensa, os princípios que norteiam certo tipo de notícias estão cada vez mais transparentes. O alto investimentos em pavor coletivo como arma de desestabilização governamental tem tido dificuldade de se dissimular. Os antigos líderes de audiência não são mais os mesmos.

No que diz respeito à política, esses tempos tem posto em relevo excessos que estão por todos os lados. Por aqui, políticos corruptos tem aproveitado a pandemia e feito verdadeira farra na aquisição de equipamentos médicos. Em seguida, escolhem algum assunto ou comentário dito nas últimas horas por alguém fora de sua base aliada. Daí, na força do grito, falam mal do outro, na tentativa de tirar o foco das pessoas de si mesmos. Entretanto, esse tipo de comportamento tem sido cada vez mais notado.

Seria extraordinário se as lições aprendidas até aqui com o Coronavírus perdurassem. Afinal, se o planeta inteiro está sob um processo de transformação, o que se dirá de cada um de nós, individualmente.

Podemos nos escudar com a preocupação diária com o medo da Covid-19, e ir vivendo. Ou podemos elaborar as mudanças mais surpreendentes que o mundo já teve.

Podemos fazer de 2020 um terrível purgatório pessoal. Ou podemos criar respostas que trarão inúmeros benefícios a nossos projetos de vida, relacionamentos e áreas de atuação profissional.

Espero muito que a próxima geração fale bem dessa nossa. Certamente seremos lembrados por termos sobrevivido à Covid-19. Meu sonho é que sejamos especialmente lembrados por mais que isso. Que nossas ideias e projetos mostrem ao futuro que nós criamos muita evolução a partir de todas as condições involutivas que nos sobrevieram.

Imagem: abravidro.com

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com