Descoberta

Hemope fará testes para analisar se pessoas desenvolveram anticorpos contra Covid-19

Pessoas que acreditam ter tido contato com o novo Coronavírus poderão tirar suas dúvidas em breve. Além disso, será possível saber se o organismo dos interessados desenvolveu anticorpos contra a Covid-19. Essa é uma das estratégia do Hemope, órgão que capta doação de sangue em Pernambuco.

O sangue dos doadores vai passar por  uma testagem para detecção do Coronavírus. A informação foi dada ontem (01) pelo secretário de desenvolvimento econômico Bruno Schwambach, durante coletiva pela internet.

“Uma das premissas de fazer a flexibilização é ampliar bastante nossa capacidade de testagem, com compra de equipamentos, máquinas. Estamos fazendo um programa de inquérito de soroprevalência em doadores de sangue do Hemope, para monitorar a prevalência da pandemia na população”, disse Schwambach.

A medida é um inquérito de soroprevalência de anticorpos anti-Sars-Cov-2, para saber quantas pessoas já tiveram contato com o vírus. Espera-se também que a nova estratégia auxilie nas futuras avaliações da sub-notificação de casos da Covid-19 no estado.

O projeto terá um período de 12 meses e analisará, retrospectivamente, amostras de janeiro a maio de 2020. Prospectivamente, serão analisadas as coletas feitas entre junho e dezembro de 2020. Ao todo, serão testadas 18 mil amostras de doadores de sangue para avaliar a frequência de anticorpos.