Novidade

Bolsonaro vai recriar Ministério da Segurança Pública

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer recriar o Ministério da Segurança Pública, separado da Justiça. Interlocutores, afirmam que  mandatário está, apenas, aguardando o melhor momento para anunciar o plano, já que ainda há resistências internas sobre aumentar o número de pastas.

Integrantes da bancada da bala na Câmara, têm reunião marcada no Palácio do Planalto nesta semana para tratar do assunto. A intenção de dividir a pasta ganhou força com a exoneração do ex-ministro Sérgio Moro, que exigiu a unificação da Justiça e da Segurança Pública em um superministério antes de assumir o cargo. Caso mude, órgãos como a Polícia Federal, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficarão neste novo Ministério.

Cotado para assumir a pasta, o ex-deputado Alberto Fraga (DEM) esteve na terça-feira passada com Bolsonaro. “Se você pegar a estrutura da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e criar o ministério não há acréscimo nenhum de despesa, a não ser o salário do ministro. Só isso”, defendeu Fraga na ocasião.