Oposição

“A gente quer tirar o Bolsonaro pra defender a vida”, diz ex-presidente Lula

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff reforçaram as críticas ao governo federal ao defenderem, nesta segunda-feira, 1º de junho, o afastamento do presidente Jair Bolsonaro como forma de restabelecer a democracia, proteger a população e reconstruir o país. “A gente quer tirar o Bolsonaro pra defender a vida. Porque ele não gosta de mulher, não gosta de preto, não gosta de índio, não gosta do povo trabalhador. É por isso que estamos dizendo Fora, Bolsonaro”, defendeu Lula.

Dilma foi na mesma linha: “A gente está num quadro de crise muito profundo. E a crise econômica será extrema. As pessoas não estão sendo atendidas, nem as pequenas empresas. Vivemos uma crise terrível, porque estão todos desassistidos e as empresas – pequenas e micros – estão quebrando”, lamentou a ex-presidenta da República. “Esta situação mostra claramente uma das situações mais graves do governo: Bolsonaro não tem gestão. Não tem a menor capacidade de formulação de políticas”, denunciou.

As posições dos dois ex-presidentes foram expressas na reunião do Diretório Nacional do PT, na manhã desta segunda, durante videoconferência. A presidenta nacional da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR), anunciou que vai reforçar as pressões para a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diante da escalada autoritária do ocupante do Palácio do Planalto. “Há uma insatisfação crescente na maioria da população, que repulsa o governo”, disse a parlamentar.