Coronavírus

Vacina contra Covid-19 poderá ser comercializada em outubro, mas produção em larga escala deve ocorrer em 2021

Empresa farmacêutica multinacional está se empenhando na produção de milhões de doses.

Vacina contra Covid-19 poderá ser comercializada em outubro, mas produção em larga escala deve ocorrer em 2021

Vacina está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Reprodução: Internet

Publicado em 1 de junho de 2020 - 10:50

Por

A empresa farmacêutica multinacional Pfizer está investindo cerca de US$ 650 milhões na produção da vacina contra a Covid-19 que deve ser disponibilizada a partir de outubro deste ano. Contudo, mesmo com a elaboração de milhões de doses, ainda não será o suficiente. De acordo com Márjori Dulcine, diretora médica da Pfizer, produção em larga escala só deve ocorrer em 2021.

“Se tudo correr bem nas pesquisas que já estão em andamento, esperamos que em outubro ou novembro deste ano nós sejamos capazes de disponibilizar algumas milhões de doses para o mundo” garante Dulcine.

A vacina, chamada de BNT162. já tem testes realizados em adultos desde o dia 4 de maio. Ela funciona da mesma forma que a vacina para gripe normal, com a aplicação de injeção intramuscular. Algumas doses, inclusive, já foram testadas nos Estados Unidos e na Alemanha.“Esse estudo tem o objetivo de determinar a segurança e imunogenicidade, o que significa a capacidade do organismo de reagir à vacina e produzir anticorpos. E também a dose ideal”, completou.

O produto está sendo elaborado pela Pfizer juntamente com empresa farmacêutica alemã BioNTech. Márjori Dulcine explica que normalmente, a criação de uma vacina pode levar até 15 anos, mas a da coronavírus está sendo fabricada em tempo recorde.

“Nós estamos falando de uma vacina poder ser produzida e estar disponível em meses, em menos de 1 ano. A Pfizer, junto com a BioNTech, começou essa pesquisa no final de fevereiro. Em março, houve a 1ª aplicação da dose em 12 participantes na Alemanha. Agora, no início de maio, começou a aplicação nos Estados Unidos”, ponderou.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com