Reabertura

Pernambuco reabre comércio e indústria a partir desta terça-feira

O governador Paulo Câmara fará o anúncio na tarde desta segunda-feira (1º) de um novo decreto com as orientações para a reabertura da economia no Estado.

De acordo com informações de bastidores, o setor de comércio e serviços, por exemplo, será autorizado a voltar a funcionar, mas inicialmente terá que operar com 50% da carga, de modo a cumprir as regras de isolamento, fornecimento de material de higiene aos clientes, combinados em acordo com os setores.

Uma loja que eventualmente tenha capacidade de atender dez clientes terá inicialmente que atender apenas a metade, desde que o patrão cumpra as regras do plano de retomada.

O setor de indústrias será autorizado a funcionar a 100% de sua carga, a partir da consideração de que há menos riscos de contágio. Há menos contato entre as pessoas na linhas de produção.

Como haverá mais pessoas em circulação, o setor de transporte público será autorizado a funcionar com 75% da capacidade, ou seja, 25% a mais que a atual capacidade que está em 50%, justamente pela tentativa de reduzir o contágio entre as pessoas.

Com o fim da quarentena mais firme em cinco municípios pernambucanos, o governo disse que conseguiu adesão de 53% no isolamento social e que a medida ajudou a diminui a curva de contágio.