Questionamento

Operações contra gestores geram suspeitas sobre interferência do governo na PF, desconfia Humberto Costa

Um ponto questionado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), é o suposto vazamento de informações de operações da Polícia Federal contra gestores estaduais e municipais durante a pandemia do coronavírus.

Ações que investigam fraudes de contratos emergenciais foram deflagradas pela PF no Rio de Janeiro, gestão do governador Wilson Witzel (PSC) e em Pernambuco, na gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e secretário municipal de Saúde, Jaílson Correia. Ambos os casos são opositores ao governo de Jair Bolsonaro e durante a pandemia, vêm protagonizando discordância sobre as medidas de combate a Covid-19.

Para Humberto Costa, Bolsonaro demonstra o desejo de fazer da PF “um braço politico”.

“Estranho a rapidez e a forma que a Polícia Federal agiu nas duas ações e, mais ainda, as informações que o próprio Bolsonaro e seus aliados têm espalhado sobre as operações da PF. Por diversas vezes, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou o desejo de fazer da Policia Federal um braço político do seu governo. Então, precisamos debater o possível uso político das operações”, desconfia o parlamentar.

Com relação a operação em Recife, o senador acredita que a prefeitura do Recife dará as respostas necessárias à Polícia Federal e citou o ex-presidente Lula como um político que, segundo ele, foi alvo de “politização de instituições”.

 “Precisamos questionar a quem interessa fazer esse discurso? O próprio presidente Lula foi vítima da politização de instituições que deveriam cumprir um papel isento. Jamais alguém que tenha apreço às práticas democráticas, que se alinhe ao discurso progressista, pode aplaudir esse tipo de atuação”, disse Humberto.