Petrolina

Olhar social: equipes dos Cras levam assistência a famílias da zona rural de Petrolina

A busca por amparo social aumentou em Petrolina devido ao atual cenário vivenciado mundialmente, diante da  pandemia do coronavírus. Para alcançar moradores de localidades distantes, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão se deslocando da área em que atuam fisicamente, com intuito de levar atendimento psicossocial às comunidades de difícil acesso. Um dos locais alcançados pela iniciativa foi o Projeto Senador Nilo Coelho N5.  

Na ação, realizada pela equipe do CRAS Agrovila Massangano, cerca de 60 famílias receberam suporte em relação à consulta do Auxílio Emergencial; orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC); benefício eventual, além da escuta técnica qualificada e demais orientações pertinentes. 

Na ocasião, parte da equipe da Unidade Básica de Saúde de referência para a comunidade também participou da ação. A intervenção teve como alvo os moradores da Vila Nova, Vila do Meio e o Assentamento Primeiro de Maio e C2, localidades que encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Além do projeto N5, foram realizados outras sete ações de atendimentos itinerantes pelas equipes dos demais centros, cada uma atendendo sua área de cobertura. As equipes do CRAS Fernando Idalino atenderam o Porto da Ilha; do CRAS Izacolândia, os Assentamentos Rio Pontal, Nova Vida e Sítio Serra; e do CRAS Uruás, os Assentamentos Lindolfo, Isabel Cristina e R4. As ações terão continuidade, para assistir aos que não podem se deslocar até a unidade de referência.