Revisão

Pastor Cleiton Collins sugere mudança no atendimento a pacientes com Covid-19 em Pernambuco

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) sugeriu a distribuição de kit de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19 impedindo assim, o agravamento da doença no Estado de Pernambuco.

Segundo a parlamentar, atualmente os medicamentos são usados apenas em pacientes no estado grave e as pessoas que estão com casos leves não conseguem o medicamento, fazendo com que precisem de mais tempo para se recuperar da Covid-19.

“A vereadora Michele Collins fez o pedido para revisão do protocolo atual na cidade do Recife, e eu peço para que seja estendida essa revisão para todo Estado. Os números estão subindo dia a dia e existem protocolos sendo usados em outros países e em outros estados que tem dado certo. É importante que os protocolos atentem para os momentos iniciais, podendo-se evitar o pior”, explicou.

O deputado defende os protocolos estabelecidos pela doutora Marina Bucar Barjud, que mora na cidade de Madri, na Espanha. Dra Marina é coordenadora científica da Universidade de Zaragoza, e médica intensivista no Hospital HM Puerta Del Sur, na Espanha.

Houve evolução positiva dos quadros clínicos após aplicação de coquetéis de remédios nas fases iniciais dos sintomas da doença, diminuindo consideravelmente a internação na unidade de terapia intensiva (UTI).

A médica coordenou os protocolos científicos, que tratou mais de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, onde a mortalidade por covid-19, a partir desses procedimentos, caiu de 20% para 1,8%, nos últimos dias.