Recife

Hospitais de campanha do Recife terão mais 300 profissionais de saúde para combate a Covid-19

Para garantir a continuidade da abertura de leitos nos hospitais de campanha municipais, o prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta quarta-feira (21), a contratação de mais 300 trabalhadores, na última semana, sendo 40 deles médicos, para enfrentamento à pandemia da covid-19, chegando a marca de 3600 profissionais que vão reforçar os sete hospitais de campanha e demais leitos para pacientes com síndrome respiratória aguda grave (Srag).

“Desde que foi decretada a pandemia a Prefeitura não mediu esforços para ampliar ao máximo o atendimento à saúde. Um das ações mais importantes é a contratação de pessoal. A gente chega hoje a contratação de 3600 profissionais para trabalhar nos nossos hospitais de campanha, construído para atender os pacientes da covid-19. A gente chega a quase 500 médicos contratados, nos aproximando da contratação de 600 enfermeiros e 1300 técnicos de enfermagem.  Essa já é a maior contratação da história da cidade na área de saúde, tudo com o objetivo de salvar vidas”, afirmou o prefeito Geraldo Julio durante coletiva de imprensa realizada em transmissão pela internet.

O número inclui ainda contratados de forma efetiva e temporária para atuação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros. Nesta quarta, estão em funcionamento 700 leitos, sendo 125 de UTI e 575 de enfermaria, com 428 pacientes internados – 107 nas UTIs e 321 nas enfermarias. O esforço contínuo de contratação faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

O secretário de saúde do Recife Jaílson Correia falou sobre o processo de planejamento para a aquisição dos EPIs, que protegem esses profissionais.

“O fato de o primeiro hospital de campanha ter sido entregue em apenas 10 dias do início da decretação da pandemia, não significa dizer que os processos não tenham sido pensados, especialmente em relação a segurança dos nossos profissionais da saúde, que estão na ponta. Com isso, o prefeito Geraldo Julio já anunciou a aquisição de três milhões de itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que estão exatamente sendo utilizados em todos os hospitais de campanha e também na atenção primárias das unidades dedicadas a pacientes suspeitas de coronavírus, tudo sempre seguindo rigorosamente o que manda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, explicou.

Transparência

Na ocasião o prefeito destacou que a Prefeitura do Recife já aplicou até aqui R$ 144 milhões na construção, operação e todas as contratações necessárias para os hospitais de campanha e que teve o Portal da Transparência reconhecido como um dos melhores do Brasil na divulgação das  compras e contratações voltadas para o atendimento da pandemia, pela ONG Transparência Internacional, uma das entidades mais respeitadas  e que lidera a luta contra a corrupção no mundo.

“A Prefeitura do Recife sempre buscou que o Portal da Transparência dê o acesso integral ao cidadão recifense. Em 2014, o portal foi escolhido pela ONG Contas Abertas como o melhor do Brasil, ficando em primeiro lugar. No ano de 2015 ficamos em primeiro lugar no ranking do Tribunal de Contas do estado, já em 2016, na avaliação do Ministério Público Federal, a gente tirou nota 10 no Portal. Em 2017, ficamos em primeiro lugar em todo o país na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) e 2019, conseguimos mais uma vez ficar em primeiro lugar na CGU e ficar no nível mais alto do Tribunal de Conta do Estado”, complementou Geraldo Julio.

Agência Brasil