Ranking

Pernambuco é o 14º Estado no ranking da Transparência nos gastos com a pandemia

A ONG Transparência Internacional, referência mundial no combate à corrupção e na fiscalização da gestão pública, acaba de divulgar a avaliação dos portais da transparência de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais e aponta resultados bem diferentes dos que têm sido divulgados pela propaganda oficial do governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife.

O levantamento leva em conta informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

De acordo com esse ranking, o Estado de Pernambuco aparece apenas em 14 lugar, no Brasil e em 3 no Nordeste, atrás do Ceará, do Maranhão e da Paraíba. Para se ter uma ideia, enquanto o Ceará, que é o Estado mais bem avaliado do Nordeste, atingiu 73,4 pontos, Pernambuco chegou a apenas 52,8 pontos.

Na propaganda oficial, o governador tem alardeado, com base no ranking de uma ONG que ninguém nunca ouviu falar, que estaria em primeiro. O Ministério Público de Contas e o Ministério Público Federal discordam.

Foto: Reprodução

Em relação as capitais, de acordo com esse ranking, Recife está apenas em sexto lugar no Brasil e em terceiro no Nordeste, atrás de João Pessoa e de Fortaleza. A capital da Paraíba desponta como a capital mais transparente do país na divulgação dos gastos com a pandemia, com 88,6 pontos. A transparência da Prefeitura do Recife é apenas regular, com 59,4 pontos.