Reunião

Bolsonaro se reúne com governadores à distância para discutir pautas sobre a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro tem uma reunião na manhã desta quinta-feira (21), com os governadores dos estados e do Distrito Federal. Os governadores devem tratar sobre a ajuda federal a estados e municípios e a necessidade de critérios científicos para a adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Esses são os principais pontos da pauta definida nessa quarta-feira (20), quando os governadores fizeram uma reunião prévia e debateram os impactos das medidas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Dos 27 governadores, 25 participaram dessa prévia. A reunião dessa quarta foi por meio de videoconferência e a desta quinta-feira também será à distância.

O governador de São Paulo, João Doria, declarou que os chefes dos executivos estaduais estão abertos ao diálogo e buscam proteger a vida da população. Pelo Ceará, Camilo Santana manifestou o desejo de que a conversa entre governadores e representantes do governo federal transcorra em clima respeitoso e de união, sem disputa ideológica.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, defendeu a importância da troca de informações, principalmente de experiências bem sucedidas. Wilson Lima, governador do Amazonas, disse que a reunião com o presidente será uma oportunidade para agradecer o apoio federal e reforçar alguns pedidos.

O governador do Piauí, Wellington Dias, pediu diálogo para criar um plano unificado de enfrentamento ao coronavírus. E o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quer pedir ao governo federal tranquilidade para atender as orientações da comunidade científica e órgãos especializados.

Agência Brasil