Fome

Unicef alerta que lockdown em países como Brasil pode matar mais que o novo coronavírus

O doutor Stefan Peterson, chefe de Saúde da Unicef, disse em uma entrevista concedida ao jornal britânico The Telegraph, que o “lockdown”, aplicados em diversos países,e que vem sendo adotado por algumas cidades brasileiras, são ineficazes para países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil e podem representar uma ameaça maior que a própria Covid-19.

“Medidas indiscriminadas de bloqueio não têm um efeito ideal sobre o vírus. Se você está pedindo às famílias que fiquem em casa em um quarto da favela, sem comida ou água, isso não limitará a transmissão do vírus”, afirmou.

Segundo Peterson, algumas medidas de combate à pandemia feitas por países com renda mais baixa foram apenas “copiadas” de países desenvolvidos sem qualquer “contextualização para a situação local”.

“Uma mesma medida não serve para todos. O objetivo é retardar o vírus, não prender pessoas. Precisamos levantar os olhos e olhar para o quadro total da saúde pública”, destacou.

O surto de Ebola que aconteceu em 2014 na África, foi o exemplo citado por Peterson, quando mais pessoas morreram por efeitos indiretos do que com a própria doença.

“Isso não é de Covid, Covid não é uma doença infantil. Sim, existem casos raros e os vemos divulgados na mídia. Mas pneumonia, diarréia, sarampo, morte no parto, essas são as razões pelas quais veremos o aumento das mortes”, completou.