Coronavírus

Trump diz que toma hidroxicloroquina como prevenção contra o covid-19

O presidente dos EUA fez uma revelação surpreendente esta segunda-feira, ao afirmar que está a tomar hidroxicloroquina, um medicamento anti-malária que divide os especialistas médicos sobre a sua eficácia no combate à infeção do novo coronavírus.

Não há evidência científica de que o remédio tenha eficácia no tratamento de covid-19 nem que serve como barreira contra a infecção pelo vírus.

“Tenho tomado desde a última semana e meia. Uma pílua por dia”, afirmou Trump a repórteres, na tarde desta segunda-feira (18).

Originalmente a droga é indicada para doenças como malária, lúpus e artrite, mas tem sido usada e estudada, em associação com outros medicamentos, para o tratamento da covid-19.

No Brasil, o Ministério da Saúde incluiu em seus protocolos a sugestão de uso da cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta, mas mantendo a norma corrente na medicina de que cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância ao paciente.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) não recomenda o uso da droga, mas autorizou a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente.

Está sendo usado largamente no Brasil, mas não na rede SUS. Na rede SUS o médico tem uma cartilha, que é o protocolo, se ele usa algo diferente daquilo ele vai ser responsabilizado. E lá está escrito que é apenas para caso grave.