Criatividade

Em Camaragibe, população faz chacota de estrutura montada pela prefeitura para higienização

Enquanto algumas cidades do Grande Recife desenvolveram lavatórios de pia móvel compacto para as pessoas nas ruas, os camaragibenses contam com uma enorme “gambiarra”, diz internauta em comentário nas redes sociais.

Em Camaragibe, população faz chacota de estrutura montada pela prefeitura para higienização

Lavatório criado pela prefeitura de Camaragibe. Foto: Divulgação

Publicado em 16 de maio de 2020 - 23:22

Por

Diante da grave crise sanitária que o mundo vive com a atual pandemia, ações inovadoras por parte dos gestores são fundamentais no combate ao Coronavírus (Covid-19), mas, na cidade de Camaragibe, município que faz parte da Região Metropolitana do Recife, a criatividade na criação de um lavatório móvel se superou.

A estrutura montada pela prefeitura é composta por andaimes que sustentam uma caixa d’água de 500 litros, além de pia com torneira para a lavagem das mãos. É possível observar ainda que toda a parte de encanação fica exposta sem nenhuma cobertura que possa esconder a questão das conexões hidráulicas. Segundo moradores que já utilizaram o equipamento, um cano de espessura mais grossa com uma torneira fica ao lado da pia com líquido semelhante a sabão.

População de Camaragibe questiona estrutura de limpeza das mãos na cidade.

População de Camaragibe questiona estrutura de limpeza das mãos na cidade. Foto: Cortesia/WhatsApp

Não é possível precisar a composição do conteúdo que o cano guarda, pois, falta a informação no local do que se trata. E por fim, não é oferecido um papel para enxugar as mãos após a higienização.

Os comentários da ideia desenvolvida pela prefeitura de Camaragibe ganham repercussão nas redes sociais. Internautas questionam o quanto foi gasto para montar tal “gambiarra”. Outros dizem que isso é uma vergonha e que a cidade virou piada nacional. Com ironia, uma mensagem chega a questionar se é preciso ser da Nasa para apresentar ações simples, já uma outra pessoa diz que é coisa de “primeiro mundo” e com tom sarcástico outro diz que essa é uma gestão que cuida.

Pelas imagens enviadas ao Portal de Prefeitura, verificamos que se trata de três locais que receberam essa estrutura na cidade; na estação de metrô de Camaragibe, Alberto Maia e na frente do Hospital Municipal Dr. Aristeu Chaves, Bairro Novo do Carmelo.

População de Camaragibe questiona estrutura de limpeza das mãos na cidade.

População de Camaragibe questiona estrutura de limpeza das mãos na cidade. Foto: Cortesia/WhatsApp

A prefeitura chegou a fazer instalação de pias e oferecer água e sabão em locais de grande movimentação na cidade, mas, com uma estrutura mais simples e não tão robusta como esta recentemente implantada. Um destes locais é o mercado público. No entanto, já há reclamações que falta água e sabão para higienização e que o serviço de manutenção tá deixando a desejar.

Implantação de pias em pontos de grande movimentação de Camaragibe.

Implantação de pias em pontos de grande movimentação de Camaragibe. Foto: Reprodução

Lavatórios movéis

Apresentamos duas cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife assim como Camaragibe que adotaram inciativas de limpeza com lavatórios móveis, são elas; Cabo de Santo Agostinho e Igarassu. A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho adotou a implantação de 10 lavatórios móveis para higienização. A ação faz parte do conjunto de estratégias que o governo municipal está adotando para prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

Lavatórios instalados na cidade de Igarassu.

Lavatórios instalados na cidade de Igarassu. Ivonildo Pedro/ SECOM

Já a prefeitura de Igarassu através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Saúde com o apoio da Guarda Municipal, distribuiriam kits com potes de álcool em gel, máscaras laváveis e hipoclorito de sódio, além da instalação de cinco lavatórios munidos com sabão para higienizar as mãos de quem precisa circular pelas ruas do centro do município.

Lavatórios móveis para higienização criados na cidade do Cabo de Santo Agostinho.

Lavatórios móveis para higienização criados na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Foto: Jakson Costa/Secom

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com