Possibilidade

João Doria fala sobre lockdown em São Paulo: "Está pronto, mas não será aplicado neste momento"

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou a possibilidade de endurecer a quarentena com medidas de lockdown e que ela é avaliada diariamente pelo comitê de saúde do estado, mas afirma que a estratégia não será aplicada neste momento.

“Nos protocolos do comitê de saúde existe o lockdown, local e regional, mas neste momento ele não será aplicado. Nós estamos avaliando isso dia a dia, com cuidado, com atenção, com zelo, com as informações provenientes da equipe coordenada pelo Dimas Covas e também com as informações compartilhadas pelo secretário de saúde do estado”, disse João Doria.

“O protocolo existe, ele está pronto, mas neste momento ele não será aplicado. Se houver necessidade, aplicaremos e informaremos”, completou o governador.

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O secretário de Transportes Metropolitanos do governo do estado de São Paulo, Alexandre Baldy, defendeu que as prefeituras da região metropolitana, em especial a capital paulista, trabalhem em conjunto com comerciantes para que somente trabalhadores essenciais usem transporte público nos horários de pico – entre 5h30 e 8h, e das 17h30 às 19h30.

“É o que eu tenho defendido, que fiquem para estes horários, [o uso de transporte público] apenas de profissionais de segurança pública, saúde e transporte, e para outros horários, quem trabalha em supermercados, construção civil e demais atividades que estão permitidas pelo decreto estadual, para que as demais atividades fossem escalonadas fora do horário de pico”, disse o secretário.

O objetivo, segundo o secretário, é evitar a aglomeração de pessoas nos transportes de massa – trens, metrô e ônibus – após a Prefeitura da capital determinar o rodízio ampliado na cidade para evitar a propagação do coronavírus.