Pedido

Governador reconhece atividades religiosas como essencial durante quarentena em Pernambuco

O estado de Pernambuco vive um período educativo em preparação a quarentena mais rigorosa que passará a valer a partir do próximo sábado dia 16 até o dia 31 deste mês de maio nas cidades de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Contudo, um série de dúvidas e questionamentos foram levantadas desde a última segunda-feira (11) quando o governador Paulo Câmara anunciou a série de medidas mais rígidas para combater a Covid-19.

E uma das dúvidas mais comentadas atualmente é sobre a continuidade das transmissões das missas, cultos e demais celebrações religiosas de forma online. Como não foi citado a questão de permissão dessa atividade, logo surgiu uma preocupação grande nesse sentido.

Para tratar do assunto, o pastor Cleiton Collins se reuniu com alguns líderes religiosos por videoconferência nesta tarde de quinta-feira (14), onde teve a participação do governador de Pernambuco.

Paulo Câmara tranquilizou a população pernambucana, em especial, os que residem nas cinco cidades que serão afetadas pelo decreto e esclareceu que prontamente foi procurado pelo pastor Cleiton Collins onde apresentou a situação das transmissões religiosas.

“As igrejas tem um papel fundamental e importante. Eu estou publicando um novo decreto, já permitindo nessas cinco cidades, a garantia do ir e vir dos pastores, padres, missionários e de quem tá ajudando as igrejas quanto as celebrações online”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Após a garantia de que não haverá interrupção das atividades de transmissões das celebrações religiosas, o Pastor Cleiton Collins agradeceu ao governador pela atenção.

“Agradecemos ao governador pelo seu gesto e dizer da importância de garantir o trânsito, a liberdade de ir e vir dos ministros, dos líderes religiosos, padres e pastores. A gente agradece!”, ressaltou o pastor.

Reunião com alguns líderes religiosos de Pernambuco com governador Paulo Câmara.
Reunião com alguns líderes religiosos de Pernambuco com governador Paulo Câmara. Foto: Reprodução.

Lockdown em Pernambuco

O governo de Pernambuco decretou quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir do sábado (16), com 15 dias de duração. Também foi determinado o uso obrigatório de máscaras. Restrições de trânsito de veículos e pessoas vão ser adotadas.

O governo estadual não utiliza o termo “lockdown”, mas o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa sem necessidade.

Segundo o governo, até a sexta-feira (15), vigora nas cinco cidades um período educativo. Com isso, as medidas de “restrição intensa” são adotadas até o dia 31 de maio.

A circulação de pessoas, por exemplo, fica proibida, exceto para atividades essenciais, com controle da circulação através de documento de identificação e justificativa de destino e finalidade para a saída.