Negociação

Empresário preso diz que ofereceu respiradores ao governador do Pará via WhatsApp

Preso nesta quarta-feira (13) pela Polícia Federal, o empresário André Felipe de Oliveira disse, em depoimento, que negociou a venda de respiradores hospitalares ao governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de mensagem de WhatsApp. “Encaminhou mensagem para o governador Helder Barbalho, via aplicativo, informando sobre os aparelhos que teria disponível para a venda”, diz trecho do depoimento obtido pelo site O Antagonista.

Felipe afirmou que tinha uma relação “cordial” com o governador do Pará e que o conhecia há dez anos. Segundo informações do site, o empresário não soube informar se o político fez uma pesquisa de preço antes de Felipe oferecê-lo os aparelhos.

Esses aparelhos são os que foram fabricados na China e apresentaram defeitos na instalação. A SKN, empresa para a qual André Felipe de Oliveira trabalha, foi a que comercializou os produtos. O governo teria feito o pagamento antecipado de R$ 25,2 milhões. O valor, segundo Felipe foi estabelecido “para a compra nesse momento de pandemia”.

O empresário revelou ainda que houve na negociação, a participação do secretário de Saúde do Pará,  Alberto Beltrame, que possui uma ligação com Osmar Terra. Felipe informou que  interferência do secretário “se deu de forma técnica, posterior à compra dos respiradores”.