Investigação

Cremepe investiga médicos que atuam em caravanas com a deputada Clarissa Tércio

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) está investigando a conduta de médicos que participam do programa “Doutores de Verdade”. O projeto promove tratamento e administração de remédios contra a Covid-19 em comunidades carentes do Recife.

Com o apoio da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), os “Doutores de Verdade” realizam caravanas em bairros da periferia do Recife e informam, pelas redes sociais, onde serão realizados os atendimentos.

O PSOL, através da advogada Dani Portela, protocolou denúncia no Ministério Público de Pernambuco, na ouvidoria do CREMEPE e na comissão de saúde da OAB-PE pedindo que fosse investigada a caravana chamada de “Doutores da Verdade”.

De acordo com o conselho, apuração da conduta dos profissionais de saúde,  é regida pelo Código de Processo Ético (CPEP), estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. A atividade também provocou a reação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Ainda segundo o Cremepe, todas as investigações serão realizadas sob sigilo “para não atrapalhar as apurações”. O MPPE informou que a entidade de classe terá um prazo para informar como estão as investigações.

Entre as ações do grupo está a prescrição e distribuição de hidroxicloroquina, que teve alguns bons resultados contra a Covid-19, mas nada foi comprovado por estudos científicos. Pesquisas internacionais publicadas nas últimas semanas não encontraram relação entre medicamento e redução da mortalidade por Covid-19.

Na última segunda-feira (11), a caravana do “Doutores de Verdade” esteve em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Segundo a chefe de gabinete da deputada Clarissa Tércio, Elaine Maciel, cerca de 150 pessoas foram atendidas.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, falou sobre a distribuição de hidroxidocloroquina em alguns locais e disse “lamentar muito que algumas pessoas tenham passado a distribuir hidroxicloroquina em alguns lugares inadequados”.

Veja algumas imagens da Caravana:

Ação dos Doutores da Verdade em Casa Amarela, no Recife/ Foto: Divulgação/ Instagram Clarissa Tércio
Ação dos Doutores da Verdade em Casa Amarela, no Recife/ Foto: Divulgação/ Instagram Clarissa Tércio
Ação dos Doutores da Verdade em Casa Amarela, no Recife/ Foto: Divulgação/ Instagram Clarissa Tércio