Artigo

Os Idosos e a Pandemia

Os mais velhos ainda tem seu lugar nesta geração. Nem tudo está perdido, como tem quem apregoe aos gritos, como se estivesse sobre nossos telhados.

Os Idosos e a Pandemia

Publicado em 12 de maio de 2020 - 02:04

Por

O coach é um tipo de profissional que possui uma bagagem muito boa de conhecimento e experiência. Além disso, trata-se de um indivíduo cujo conselho auxilia outras pessoas, de modo a potencializar a vida ou a carreira delas.

Eu penso que essa relativamente recente atividade profissional tem um aspecto interessante. Implica dizer que sim: a experiência dos mais velhos ainda tem lugar no mundo. Nem tudo está perdido, como tem quem apregoe aos gritos como se estivesse sobre nossos telhados.

Ampliemos a reflexão. O vocábulo “coach” tem uma aplicação com muito enfoque coorporativo. Mas o que dizer de outros inumeráveis conselheiros que nos cercam? Significativa parte de nossos valores nos foram passados por pessoas mais velhas de nossa família.

O Coronavírus, não se sabe exatamente a razão, tem levado embora muita gente mais velha. Não são meros números numa lista de vítimas da Covid-19. São a história da humanidade, e parte de nossa história, individualmente.

Quem foram aqueles que nos geraram? Quem cuidou de nós enquanto não tínhamos coordenação motora sequer para levar comida à boca? Quem se sacrificou em trabalhos, muitas vezes, insalubres, para suprir o que precisávamos?

Nossos pais, mães, avós e tantos outros familiares, hoje na terceira idade, nos tornaram boa parte de quem somos hoje. Foi deles que, muitas vezes, escutamos os conselhos mais sábios e amorosos que nos poderiam ser dados.

Ontem foi Dia das Mães. Sei que em todo o mundo muitos choraram a perda de suas genitoras por vários motivos. Mas confesso que o que me dói mais é saber que a causa de muitos falecimentos foi o Coronavírus.

Gostaria de honrar, neste artigo, a memória de todas as vítimas dessa estranha doença. E gostaria que todas as famílias enlutadas pudessem receber um acolhedor e silencioso abraço de todos nós.

Contudo, esse meu texto pode fazer muito mais. Eu gostaria de usá-lo para honrar, especificamente, e hoje, todos os idosos que estão bem.

Da próxima vez que você achar que precisa ouvir um coach em algum assunto, olhe para sua família. Enxergue seus parentes da terceira idade. Quem sabe o que eles lhe dirão e o que o guru da vez diz é a mesma coisa, só que, de um jeito mais simples?

Honre sua historia, honrando sua família. Cuide de seus idosos. Cuide sempre, mas diante desta pandemia, cuide mais. Eles são vulneráveis. Eles são preciosos. O fato de ainda estarem com você é um presente inestimável.

Evite expô-los a riscos desnecessários. Cuide das necessidades deles para que não precisem sair de casa e ficar na mira da Covid-19. E, ainda que fisicamente longe, ame-os o máximo que puder.

O Coronavírus é poderoso, mas a nossa força, juntos, é maior que a dele. Um dia desses a gente vai acordar com a notícia da descoberta definitiva de uma vacina que nos livre dele. Você vai ver. Mas, até lá, fique seguro. E cuide para que seus idosos fiquem também.

Imagem: paroquiasaopedrobp.com.br

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com