Falso

Instagram oculta fake news publicada por Bolsonaro sobre mortes por Covid-19 no Ceará

A plataforma colocou ‘alerta fake news’ na informação a qual o presidente compartilhou deputado estadual André Fernandes (PSL-CE)

Instagram oculta fake news publicada por Bolsonaro sobre mortes por Covid-19 no Ceará

Foto: Carolina Antunes/PR

Publicado em 12 de maio de 2020 - 12:46

Por

O presidente Jair Bolsonaro teve uma de suas publicações nos stories do Instagram barrada pela rede social por se tratar de uma fake news. A informação trata do número de mortes por Covid-19 no estado do Ceará e foi compartilhada do deputado estadual André Fernandes (PSL-CE).

Na imagem postada por Bolsonaro aponta que quantitativo de óbitos por doenças respiratórias no Ceará caiu de 3.377 em 2019, sem a covid-19, para 6.296 em 2020, já com o coronavírus entre 16 de março a 10 de maio. Na publicação, Bolsonaro questiona: “Toda vida importa. Entretanto, há algo muito estranho no ar. Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?”.

A informação foi identificada como falsa pela Agência Lupa, indicada pela própria rede social para investigar a veracidade das informações compartilhadas na plataforma. Segundo a agência,com base nos dados do Portal da Transparência do Registro Civil,  na verdade, 2.808 pessoas morreram por doenças respiratórias no Ceará em 2019 contra 3.217 mortes pelo mesmo motivo em 2020, o que mostra o aumento de pelo menos 409 casos durante a pandemia.

Publicação censurada pelo Instagram no storie de Bolsonaro. Reprodução/Instagram

Veja essas e mais notícias em:

Posts Relacionados




WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com