Rigide

Pernambuco faz campanha educativa de preparação para lockdown em cinco cidades da RMR

O governo de Pernambuco decretou quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir do sábado (16), com 15 dias de duração. Também foi determinado o uso obrigatório de máscaras. Restrições de trânsito de veículos e pessoas vão ser adotadas.

O governo estadual não utiliza o termo “lockdown”, mas o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa sem necessidade.

As cinco cidades da Região Metropolitana têm, juntas, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do estado, segundo o governo estadual. Pernambuco registrou, até o domingo (10), 1.047 mortes e 13.275 casos de Covid-19. Havia doentes em 97% das UTIs e em 86% das enfermarias, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o governo, até a sexta-feira (15), vigora nas cinco cidades um período educativo. Com isso, as medidas de “restrição intensa” são adotadas até o dia 31 de maio.

A circulação de pessoas, por exemplo, fica proibida, exceto para atividades essenciais, com controle da circulação através de documento de identificação e justificativa de destino e finalidade para a saída.