EUA

"Não podemos ser reféns da China", disse Trump ao defender que indústrias voltem aos EUA

Durante entrevista concedida ao Fox News no último domingo (3), o presidente americano Donald Trump falou sobre o coronavírus oriundo da China e defendeu o fim da globalização. O líder dos Estados Unidos disse que os produtos do país devem voltar a ser fabricados nos EUA e não ficar reféns da indústria chinesa.

“Temos que trazer nosso produto de volta para casa, temos que fabricá-lo neste país. Não podemos ser reféns, porque é isso que somos. Não podemos ser reféns de outros países, da China em particular, mas também de outros países. Nós nunca mais devemos deixar isso acontecer novamente”, enfatizou o presidente.

Trump reafirmou que os EUA precisam ser autossuficientes na produção de antibióticos, pois muitos dos antibióticos comercializados nos EUA são fabricados na China. Ele reiterou que há anos vem falando sobre os  medicamentos e demais produtos serem feitos no próprio país ao invés de depender de outras nações.

“E não é só a China, estamos trazendo toda essa cadeia de suprimentos. Ninguém precisa me dizer para fazer isso. Eu falo sobre isso há anos”, acrescentou Trump.

Ontem (4), a Casa Branca publicou um vídeo no qual Trump aparece argumentando a necessidade da produção industrial nos Estados Unidos. “Os Estados Unidos nunca devem deixar nossas cadeias de suprimentos reféns da China ou qualquer outro país”, diz no vídeo.