Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife debate sobre venezuelanos e pessoas em situação de rua na Cidade

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife debateu, na tarde desta segunda-feira (04/05), em vídeo conferência, sobre a situação dos índios venezuelanos da etnia Warao e a população em situação de rua na Cidade do Recife. Um idoso integrante da tribo faleceu na última quarta-feira (29) em decorrência ao novo corovírus. A reunião contou com a participação de representantes da OAB-PE, Ministério Público de Pernambuco, Defensoria Pública da União no Recife, Defensoria Pública do Estado e da secretaria de Saúde e da secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Para a presidente do colegiado, vereadora Missionária Michele Collins (PP), o encontro virtual teve grande importância para buscar ações em prol dessas pessoas.

“Conseguimos que a prefeitura do Recife acompanhe ainda mais a questão dos venezuelanos, pois é um grupo que apresenta dificuldades de entender a importância dos cuidados neste momento. Serão vacinados contra a H1N1 e receberão acompanhamento epidemiológico. Já os idosos em situação de rua serão acolhidos pela prefeitura, protegendo assim, pelo menos os grupos de risco”, enfatizou.

Ao todo são 178 índios da etnia Warao que vivem no Recife divididos em três residências, duas na Rua dos Prazeres, bairro dos Coelhos e uma na Rua Gouveia de Barros, em Santo Amaro. Já a população de rua tem maior concentração no centro da cidade. São mais de duas mil pessoas nesta situação.