Descoberta

Cientistas descobrem anticorpo ‘totalmente humano’ capaz de bloquear ação da Covid-19

Segundo pesquisadores, o fato de ser ‘totalmente humano’, reduz a possibilidade de efeitos colaterais para o sistema imunológico.

Cientistas descobrem anticorpo que bloqueia infecção por Sars-CoV-2/ Foto: Divulgação

Publicado em 5 de maio de 2020 - 10:28

Por

Uma boa notícia para todos. Pesquisadores holandeses relataram ter identificado um anticorpo que impede o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, de infectar células. A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de um potencial tratamento de cura e prevenção do novo coronavírus. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (4) na  revista científica Nature Communications.

Encabeçado por pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed, o estudo diz que o anticorpo descoberto pode neutralizar a infecção em culturas celulares.

“Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa, em comunicado.

Bosch explica na publicação que observou que o anticorpo se liga a um domínio que é conservado no SARS-CoV e no SARS-CoV-2, explicando sua capacidade de neutralizar os dois vírus.

“Esse recurso de neutralização cruzada do anticorpo é muito interessante e sugere que ele pode ter potencial na mitigação de doenças causadas por coronavírus relacionados que possam surgir futuramente”, esclareceu.

O coautor principal do estudo, o professor da Academia de Biologia Celular do Erasmus Medical Center, Frank Grosveld, explicou que os anticorpos terapêuticos convencionais são desenvolvidos primeiramente em outras espécies e, em seguida, precisam ser submetidos a um trabalho adicional para “humanizá-los”.

“Esta é uma pesquisa inovadora, é necessário muito mais trabalho para avaliar se esse anticorpo pode proteger ou reduzir a gravidade da doença em humanos. Esperamos avançar no desenvolvimento do anticorpo com parceiros”, disse Jingsong Wang, fundador, presidente e CEO da HBM.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com