Paulista

Prefeitura oferece Ponto de Cuidado para população de rua receber kit de alimentação e higiene

As pessoas que vivem em situação de rua em Paulista, na Região Metropolitana, podem contar com um local de acolhimento para tomar banho e receber kits de alimentação e higiene. O serviço, chamado de Ponto de Cuidado, abriu as portas na última segunda-feira (27.04), numa estrutura que foi montada no estacionamento da antiga Secretaria de Saúde, hoje sede do Procon Municipal, no Centro. O serviço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência.

No Ponto de Cuidado, as pessoas em situação de rua e já cadastradas pela Secretaria de Políticas Sociais do município serão acolhidas para tomar banho e receber itens de higiene pessoal (sabonete líquido, escova e creme dental), alimentação, água mineral e álcool em gel. O espaço ficará aberto todos os dias da semana, inclusive, feriados, sempre no horário das 8h às 17h. A iniciativa chega em boa hora, especialmente, por conta da aumento de casos de Covid-19 na cidade.

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista.
Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista. Foto: Divulgação

Um dos primeiros a chegar ao local foi José Luiz do Nascimento. Em situação de rua há mais de um ano, ele aprovou a ação. “Esse local aqui é muito bom pra gente que vive em situação de rua. Tem muita gente que já me conhece e ajuda. Então fica mais fácil a questão da comida. Mas a higiene é mais complicada. Infelizmente não temos onde tomar um banho. E aqui eu pude tomar um num local limpo, organizado e reservado. Valeu muito a pena participar”, comentou.

Ciente da importância de um serviço como esse na cidade, o prefeito Junior Matuto fez questão de visitar o espaço no primeiro dia de funcionamento. Acompanhado do chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha, ele conversou com o secretário estadual de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência, Clovis Benevides, sobre a iniciativa. Na visão dele, unindo forças é possível ir mais longe.

“Essa é mais uma iniciativa exitosa que selamos com o Governo do Estado, por meio da secretaria do companheiro Clovis Benevides. O que estamos fazendo junto mais uma vez é fortalecer a política de inclusão social, principalmente, nesse momento de pandemia. Aqui estão sendo atendidos homens e mulheres em extrema vulnerabilidade, que vivem em situação de rua, e tanto necessitam do poder público. Então é uma satisfação grande enquanto prefeito poder ajudar essas pessoas”, frisou o gestor municipal.

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista.
Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista. Foto: Divulgação

Cloves Benevides, secretário estadual, explicou que Paulista é o segundo município da Região Metropolitana que passa a contar com essa iniciativa. “Preocupados com a situação dos moradores de rua, a equipe do prefeito nos procurou para apresentar essa demanda e nós prontamente encontramos essa saída de forma conjunta para atender esse público. Esse é um momento difícil pra todo mundo, especialmente, pra quem vive nas ruas e não tem pra onde ir”, destacou o titular da pasta de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Paulista