Paulista

Prefeitura oferece Ponto de Cuidado para população de rua receber kit de alimentação e higiene

O espaço ficará aberto todos os dias da semana, inclusive, feriados, sempre no horário das 8h às 17h, no estacionamento da antiga Secretaria de Saúde, hoje sede do Procon Municipal, no Centro.

Prefeitura oferece Ponto de Cuidado para população de rua receber kit de alimentação e higiene

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista. Foto: Divulgação

Publicado em 29 de abril de 2020 - 01:44

Por

As pessoas que vivem em situação de rua em Paulista, na Região Metropolitana, podem contar com um local de acolhimento para tomar banho e receber kits de alimentação e higiene. O serviço, chamado de Ponto de Cuidado, abriu as portas na última segunda-feira (27.04), numa estrutura que foi montada no estacionamento da antiga Secretaria de Saúde, hoje sede do Procon Municipal, no Centro. O serviço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência.

No Ponto de Cuidado, as pessoas em situação de rua e já cadastradas pela Secretaria de Políticas Sociais do município serão acolhidas para tomar banho e receber itens de higiene pessoal (sabonete líquido, escova e creme dental), alimentação, água mineral e álcool em gel. O espaço ficará aberto todos os dias da semana, inclusive, feriados, sempre no horário das 8h às 17h. A iniciativa chega em boa hora, especialmente, por conta da aumento de casos de Covid-19 na cidade.

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista.

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista. Foto: Divulgação

Um dos primeiros a chegar ao local foi José Luiz do Nascimento. Em situação de rua há mais de um ano, ele aprovou a ação. “Esse local aqui é muito bom pra gente que vive em situação de rua. Tem muita gente que já me conhece e ajuda. Então fica mais fácil a questão da comida. Mas a higiene é mais complicada. Infelizmente não temos onde tomar um banho. E aqui eu pude tomar um num local limpo, organizado e reservado. Valeu muito a pena participar”, comentou.

Ciente da importância de um serviço como esse na cidade, o prefeito Junior Matuto fez questão de visitar o espaço no primeiro dia de funcionamento. Acompanhado do chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha, ele conversou com o secretário estadual de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência, Clovis Benevides, sobre a iniciativa. Na visão dele, unindo forças é possível ir mais longe.

“Essa é mais uma iniciativa exitosa que selamos com o Governo do Estado, por meio da secretaria do companheiro Clovis Benevides. O que estamos fazendo junto mais uma vez é fortalecer a política de inclusão social, principalmente, nesse momento de pandemia. Aqui estão sendo atendidos homens e mulheres em extrema vulnerabilidade, que vivem em situação de rua, e tanto necessitam do poder público. Então é uma satisfação grande enquanto prefeito poder ajudar essas pessoas”, frisou o gestor municipal.

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista.

Ponto de Cuidado para população de rua do Paulista. Foto: Divulgação

Cloves Benevides, secretário estadual, explicou que Paulista é o segundo município da Região Metropolitana que passa a contar com essa iniciativa. “Preocupados com a situação dos moradores de rua, a equipe do prefeito nos procurou para apresentar essa demanda e nós prontamente encontramos essa saída de forma conjunta para atender esse público. Esse é um momento difícil pra todo mundo, especialmente, pra quem vive nas ruas e não tem pra onde ir”, destacou o titular da pasta de Políticas de Prevenção às Drogas e à Violência.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Paulista

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com