Autorizado

Uso de cloroquina em pacientes com sintomas leves de Covid-19 é liberado no Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a utilização de cloroquina e a hidroxicloroquina em pacientes infectados por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, demonstrando sintomas leves.

O parecer foi apresentado nesta quinta-feira (23) ao presidente da República, Jair Bolsonaro, com a ressalva de que não há estudos científicos que comprovem a eficácia dos medicamentos.

Em um texto de sete páginas, segundo O Globo, o CFM conclui que as drogas poderão ser usadas em três estágios da doença:

  • Pacientes com sintomas leves desde que haja confirmação de infecção pelo coronavírus;
  • Pacientes com sintomas mais significativos que ainda não precisem de cuidados intensivos;
  • Pacientes cujo quadro seja grave.

“O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da hidroxicloroquina. O que estamos fazendo é dando ao médico brasileiro o direito de, junto com seu paciente, em decisão compartilhada com seu paciente, utilizar essa droga. Uma autorização. Não é recomendação”, explicou o presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro.

“O posicionamento é que não existe nenhuma evidência científica forte que sustente o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. É uma droga amplamente utilizada para outras doenças, já há 70 anos, mas em relação ao tratamento da covid-19, não existe nenhum ensaio clínico, prospectivo, randomizado, feito por grupos de pesquisadores de respeito, com trabalhos publicados em revistas de ponta, que apontem qualquer tipo de benefício”, finalizou.