Carreata

Recife e outras cidades registraram carreata em defesa de Bolsonaro neste domingo

Os bolsonaristas fizeram neste domingo (19) carretas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra as medidas de isolamento social impostas por prefeitos e governadores e defendidas por autoridades de saúde para evitar a disseminação da Covid-19. Também pediram intervenção militar, contrariando a Constituição.

Foram registrados atos em: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Goiânia, Salvador, Manaus, Goiânia e Recife, além de cidades do interior do Rio e de São Paulo.

Brasília

Na capital federal, uma carreata percorreu a Esplanada dos Ministérios, até as proximidades do Congresso Nacional. Centenas de apoiadores foram as ruas defendendo o relaxamento de restrições e de medidas de isolamento social impostas por governadores e prefeitos para combater a pandemia do novo coronavírus.

São Paulo

Manifestação a favor do governo Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios/ Foto: Reprodução

Bolsonaristas foram a Avenida Paulista contra o isolamento social imposto pelo governador João Doria (PSDB) e a favor do presidente Jair Bolsonaro bloqueando os dois sentidos da Avenida Paulista, no Centro, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Porto Alegre

A manifestação na capital gaúcha terminou em confusão em Porto Alegre. O ato pedia intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). O repórter fotográfico de GaúchaZH, Jefferson Botega, que acompanhava a manifestação, contou ao G1 que a confusão começou depois que uma mulher ficou nua e manifestantes mandaram algumas pessoas que estavam contra o ato irem embora.

Foi registrado também a agressão a uma mulher que estava contra o ato bolsonarista. A mulher levou socos no rosto e empurrões.

Belo Horizonte

Protesto em Belo Horizonte contra isolamento social/ Foto: G1

Em Belo Horizonte, cerca de 120 pessoas, segundo a Polícia Militar, se reuniram em frente ao quartel da 4ª Região Militar no bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte. O grupo pedia intervenção militar. Vestidos com camisas verdes e amarelas, os manifestantes levaram faixas contra o supremo Tribunal Federal e pediam “socorro” ao Exército. O ato começou no início da tarde e terminou com uma carreata. Moradores de prédios que acompanhavam o protesto fizeram panelaço contra os manifestantes.

Recife

Manifestantes se aglomeraram em ato pró-Bolsonaro no Recife/ Foto: PRF/Divulgação

Centenas de pessoas descumpriram o decreto estadual que proíbe reuniões com mais de dez indivíduos para evitar a disseminação do novo coronavírus e fizeram um protesto na BR-232, no Curado, na Zona Oeste do Recife.

Salvador

Em Salvador a manifestação contra o isolamento social pediu a suspensão de medidas de quarentena. A carreata passou pelo Campo Grande, seguiu pelo Corredor da Vitória e foi até a Barra. O trânsito ficou lento na região. Segundo a Transalvador, o grupo estava pelo Cristo da Barra por volta das 11h.

Fortaleza

Organizadores de ato que pede intervenção de militar são presos em Fortaleza/ Foto: Arquivo

Em Fortaleza, quatro pessoas foram presas por contrariar o decreto de quarentena e participar de uma carreata que pedia o fim do isolamento social e intervenção militar.

Maceió

Com faixas e carro de som, os manifestantes pediam um novo AI-5 e o fim do isolamento social como medida contra o novo coronavírus. A Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito enviaram equipes ao local para fazer cumprir o decreto de emergência do governo do estado, que proíbe aglomerações durante a pandemia. Não há informações de presos nem detidos.

Manaus

Motoristas realizaram carreata em Manaus na manhã deste domingo (18)/ Foto: Carolina Diniz/G1AM

Um grupo de motoristas saiu em carreata por ruas da Zona Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus para pedir a saída do governador Wilson Lima do comando do Estado do Amazonas. O governo tem sido alvo de críticas pela forma como tem lidado com a crise na saúde pública diante da pandemia do novo coronavírus.

Natal

Apoiadores de Jair Bolsonaro fizeram carreata em Natal/ Foto: Luiz Gustavo Ribeiro

Apoiadores do presidente se juntaram em carreata entre a Zona Sul e a Zona Leste de Natal e reivindicaram a reabertura do comércio, que está fechado por lei para conter a pandemia do novo coronavírus.

Goiânia

Manifestantes fazem ato pedindo intervenção militar/ Foto: Reprodução

Um grupo de manifestantes faz um ato na porta do Comando de Operações Especiais do Exército, em Goiânia, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo a intervenção militar. O grupo também pede o fim do isolamento social devido ao coronavírus.