Situação

Em Pernambuco, 40% dos infectados por Coronavírus atuam na área da saúde

De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (20), pela Secretaria de Estadual de Saúde, com relação à testagem dos profissionais que atuam na área da saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 984 casos foram confirmados e 684 descartados. Os profissionais que testaram positivo para o Coronavírus foram afastados de suas atividades, segundo informa a secretaria.

O número atual de pessoas que atuam na área da saúde e foram diagnosticados com a doença é de 40% do registro total de notificações em Pernambuco que se encontra na marca de 2.459.

As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Colapso

O secretário de Saúde Pernambuco, André Longo, comunicou também nesta segunda-feira, que a rede estadual está perto de entrar em colapso. Longo informou que 99% dos 300 leitos de UTI abertos exclusivamente para atendimentos da Covid-19 estão ocupados.

“É muito preocupante a situação. É uma situação crítica que já coloca pessoas na fila aguardando por leitos de UTI. Aquele passo que estávamos à frente não existe mais”, declarou.