Contratação

Governador do PT aluga 10 ambulâncias sem licitação a empresa que possui funerária no estado

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) autorizou o aluguel de 10 ambulâncias no valor de R$ 1 milhão para o transporte de pacientes diagnosticados com a Covid-19. A questão é que o aluguel ocorreu sem licitação, com contrato publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira (13).

Assinado pelo secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o contrato foi feito com a empresa Costa Assistencial Ltda, que é uma empresa polivalente no qual atua em vários ramos como aluguel de equipamentos científicos, e uma funerária, a Funerária Costa Funeraria Costa & Bogorni Ltda — que também administra cemitérios e constrói edifícios.

No contrato da aquisição das 10 ambulâncias do tipo e B e D constam a dispensabilidade de licitação e fonte dos recursos utilizados pra custear o pagamento da empresa que no caso, é o Tesouro Estadual.

Também na segunda-feira, o governador anunciou medidas do Plano de Contingenciamento de Gastos na Administração Direta e Indireta Estadual o qual vai funcionar durante a calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus. Uma das ações do governo estadual é o corte de 15% nos salários de servidores, inclusive no vencimento do próprio governador.