Falha na plataforma

Auxílio emergencial: trabalhadores têm benefício aprovado, mas não conseguem acessar o aplicativo

Até o final da noite desta quinta-feira (16), cerca de 9 milhões de trabalhadores tiveram a solicitação do auxílio emergencial de R$ 600 aprovada. Desse total, 4,2 milhões de pessoas não possuem contas na Caixa e Banco do Brasil e, por isso, a Caixa Econômica criou automaticamente uma conta digital para que o usuário faça a movimentação do dinheiro de forma online. O único meio de consultar o recebimento e realizar as transações é acessando o aplicativo Caixa Tem. No entanto, o app vem apresentando instabilidades desde o início da semana, impossibilitando os beneficiários de terem acesso à conta.

O método de criação de conta poupança digital serve para evitar as grandes aglomerações nas agências bancárias. O Caixa Tem está disponível nos sistemas Android e IOS e é exclusivo aos trabalhadores que não indicaram uma conta no momento da solicitação do benefício. Por ele, é permitido apenas fazer pagamentos e transferências. Quem já tinha conta poupança na Caixa ou era correntista no Banco do Brasil, tiveram os auxílios depositados diretamente.

A grande preocupação dos trabalhadores que já obtiveram a aprovação, é de como conseguir consultar a conta. De acordo com uma publicação  no perfil da Caixa no Twitter o aplicativo “pode apresentar intermitência momentânea devido ao volume de acessos” e recomenda que as pessoas tentem mais tarde.

Por esse motivo, alguns internautas foram à rede social reclamar a dificuldade no acesso. Muitos deles conseguiram entrar no app, porém relatam indisponibilidade para fazer transferências. Para os que quiserem receber o pagamento em espécie, só será possível a partir do dia 27 de abril.

Hoje, o pagamento foi liberado ás 1.958.268 pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro (inscritas no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família) e também a 1.359.786 beneficiários do programa Bolsa Família cuja terminação do Número de Identificação Social – NIS – é igual a 2.

https://twitter.com/yaaranjos/status/1251184406640963585