Polícia Civil

Mais de 50 policiais civis de PE já foram infectados pela Covid-19, afirma sindicato

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) informou na manhã desta quinta-feira (16) que há mais de 50 agentes da Polícia Civil infectados com o coronavírus. De acordo com o sindicato, entre os casos, há os considerados mais graves. A categoria culpa o governo do estado por não oferecer proteção suficiente aos policiais.

“O Sinpol temia e agiu para que não acontecesse – por isso, inclusive, ingressou com várias ações judiciais para resguardar o policial e a população nesse sentido. As delegacias e institutos da Polícia Civil se tornaram verdadeiros locais de contaminação e disseminação do coronavírus. Todos os servidores que estão nesses ambientes, assim como a população que necessita do trabalho deles “in loco”, estão em risco iminente”, diz o Sinpol, em nota.

Na segunda-feira (13), o Sinpol divulgou nas redes sociais que estava fazendo uma campanha de arrecadação de materiais de proteção para atender aos policiais civis de Pernambuco. A equipe distribuiu 6 mil máscaras laváveis e mil litros de álcool em gel. O sindicato alegou que o governo não forneceu os equipamentos necessários ao órgão.

“Obviamente, essa era uma responsabilidade do governo do estado: garantir proteção para os servidores de áreas essenciais, como saúde e segurança pública. Contudo, além do governo não ter fornecido os equipamentos de proteção individual, ainda entrou na justiça contra liminar, obtida pelo Sinpol, que garantia o fornecimento deles.
Diante da irresponsabilidade do governo, o Sinpol decidiu agir por conta própria”, explicou o Sinpol por meio de publicação na página no Facebook.

Na nota divulgada hoje, o Sinpol disse que os profissionais que testaram positivo para a Covid-19 estão espalhados por todo o estado, inclusive, em Fernando de Noronha.

“Ontem (15), o SINPOL foi informado que três Policiais Civis lotados na Delegacia de Fernando de Noronha foram socorridos para a capital pernambucana com sintomas da COVID-19”, acrescentou.

O Sinpol também orienta que os cidadãos pernambucanos só procurem unidade da Polícia Civil em casos de extrema urgência. Boletins de ocorrência podem ser feitos através do site do órgão.

Procurada pelo Portal de Prefeitura, a Polícia Civil de Pernambuco nega que há 50 policiais civis diagnosticados com a Covid-19. O órgão informou que desde a chegada do coronavírus em Pernambuco, quatro agentes testaram positivo, em too o Estados. Esses policiais encontram-se afastados das suas atividades, assim como as equipes.

A PC-PE também disse que, no caso de Fernando de Noronha, houve uma atenção especial no que diz respeito a prevenção do novo coronavírus. As equipes, segundo a entidade, receberam materiais de proteção individual, como máscaras e luvas, além de produtos de higienização. Confira a nota da Polícia Civil de Pernambuco na íntegra.

“A Polícia Civil de Pernambuco informa que, desde a entrada do novo Coronavírus no território pernambucano, quatro policiais civis testaram positivo para Covid-19, em todo o Estado. Os profissionais afastados, assim como suas equipes, logo nos primeiros sintomas, e realizadas as instruções para o devido tratamento. Alguns estão, inclusive, terminando a fase de quarentena para retornar aos postos de trabalho.  As forças de segurança estão sendo priorizadas na realização de testes laboratoriais em servidores que apresentam os primeiros sintomas da doença. Ao todo, 18 policiais civis foram testados no Hospital da Polícia Militar, unidade de referência definida para o atendimento a trabalhadores da segurança.

Os serviços de segurança são essenciais para a população, não apenas prevenindo e reprimindo a violência, mas colaborando decisivamente para a superação do difícil momento que vivemos.

NORONHA – Por ser um ponto estratégico do nosso Estado, Fernando de Noronha ganhou atenção especial na prevenção do novo Coronavírus. Desde o início dos casos, as equipes não apenas da PCPE, mas de toda a segurança, receberam equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e produtos de higienização, como álcool em gel e líquido. Na semana passada, foi feito um procedimento de sanitização das viaturas, alojamentos e instalações dos policiais civis na ilha.

Como medidas administrativas de prevenção, foram suspensos cursos, capacitações, instruções, solenidades e outras atividades que aglomerem servidores na Polícia Civil e em toda as operativas. Além disso, os crimes que antes só podiam ser denunciados presencialmente passaram a ser notificados por meio da Delegacia pela Internet (no site www.sds.pe.gov.br). Isso inclui 25 tipos de delitos, como roubo, depredação, ameaça, calúnia e crimes contra o consumidor. Somente casos em que são necessárias perícias médico-legais ou crimes contra a vida, que exigem providências imediatas, são registrados presencialmente.”