Artigo

Páscoa em tempos de Covid-19

Estamos, agora, vivendo sob as nuvens cinzas do medo da doença e da morte. Mas essa não é a realidade completa. Há uma outra parte dela. E é a maior parte. Ainda estamos vivos. Ainda estamos aqui.

A definição judaico-cristã de Páscoa fala de uma comunhão familiar. Isso antecederia a saída apressada de uma realidade opressiva. Estava instalada, então, a expectativa de liberdade para caminhar rumo a um novo futuro.

A pandemia do Coronavírus, no entanto, trouxe-nos um novo olhar para o significado desse feriado. O isolamento – e não a saída à rua, – é que nos propõe a expectativa boa quanto ao futuro.

Em certos aspectos, a realidade opressiva moderna se chama Covid-19. Essa doença trouxe um tipo de escravidão contemporânea. A título de exemplo, estamos proibidos de alegrias como abraçar a quem amamos e visitar preciosos idosos que fazem parte de nosso círculo de convivência.

Mas a internet está aí. Ela não substitui o toque físico, todavia pode nos aproximar com um poder quase mágico. Tal ferramenta é nossa maior aliada na confraternização deste domingo de Páscoa.

Estamos, agora, vivendo sob as nuvens cinzas do medo da doença e da morte. Mas essa não é a realidade completa. Há uma outra parte dela. E é a maior parte. Ainda estamos vivos. Ainda estamos aqui.

A vida, a família, os laços fraternos, e a solidariedade continuam conosco. É por isso que há tanta gente tendo alta das UTIs hospitalares nas últimas semanas.

Os enfermos pela Covid-19 pensam nos parentes e fazem o corpo lutar para voltar a vê-los. Vários profissionais dão seu melhor por se importarem ao máximo com a vida humana. E as famílias dos que partiram recebem orações feitas em todas as línguas imagináveis.

Se nosso calendário nos dá a oportunidade de celebrar feriados logo adiante, façamos isso. E se a Páscoa é uma dessas datas, vamos dar à de 2020 um significado excepcional: a de que a nossa união pode, em muito, sobrepujar a força de qualquer dor.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com