Recife

Prefeitura do Recife vai abrir inscrição para contratar mais 40 médicos para hospitais de campanha

Para atender os pacientes com covid-19 nos mais de 500 leitos previstos para os sete hospitais de campanha que estão sendo erguidos pela Prefeitura do Recife no enfrentamento à pandemia, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai contratar 40 médicos. Numa edição extra do Diário Oficial do Município da última  sexta-feira (10), foi publicado um edital de credenciamento para contratação temporária de médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista. A contratação se soma aos mais de 600 profissionais que estão sendo contratados pela Sesau Recife como reforço para enfrentamento à pandemia, e também faz parte do Plano de Contingência Municipal Covid-19.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.credenciamentosesau.recife.pe.gov.br, a partir das 12h da próxima terça-feira (14). O edital, que está disponível no site da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br), foi lançado no mesmo dia em que o prefeito Geraldo Julio entregou o quarto hospital de campanha, erguido na Rua da Aurora, em Santo Amaro, em menos de 20 dias. Com 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria, a unidade chega a ser maior que o Hospital da Mulher do Recife (HMR), que é o primeiro hospital de grande porte construído pela PCR em toda sua história, com 150 leitos em sua estrutura original, antes da pandemia.

A seleção da Sesau Recife e da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) será realizada em três etapas: habilitação (verificação dos requisitos exigidos no edital); admissão e assinatura do contrato temporário. Os salários podem chegar a R$ 9.854, incluindo gratificações (fora o adicional por desempenho), e a carga horária é de 20 horas semanais.

Profissionais de saúde para combate ao Covid-19.
Profissionais de saúde para combate ao Covid-19. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O contrato temporário será de até seis meses, podendo ser renovado por igual período, de acordo com o período que durar a situação de calamidade pública causada pela pandemia da covid-19. O contrato também pode ser rescindido, a qualquer momento, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Recife ou preenchimento das vagas por candidatos aprovados em concurso público. Não podem participar do processo pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes, lactantes ou que se enquadrem em outro grupo de risco da covid-19.

Os interessados em participar do credenciamento devem preencher o formulário de inscrição e anexar toda a documentação descrita no edital. À medida que os candidatos cumprirem as exigências, já poderão ser convocados por e-mail. Os selecionados terão três dias corridos para iniciar as atividades, podendo ser descredenciados caso não cumpram o prazo.

A Prefeitura do Recife só garante a contratação dos profissionais que forem habilitados dentro das 40 vagas, mas o credenciamento vai continuar sendo feito até se atingir o limite de 200 vagas, para outros profissionais sejam chamados, caso necessário.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife