Oposição

Ciro Gomes chama Mandetta de "carrapato", critica o PT e defende a renúncia de Bolsonaro

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) deu uma entrevista nesta quinta-feira (9) ao Uol na qual criticou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM),  defendeu a renúncia do presidente Jair Bolsonaro e culpou o PT pela atual conjuntura política do Brasil.

Ciro, que também foi candidato a presidente nas eleições de 2018, apontou o fanatismo em torno do ex-presidente
Lula como o principal culpado do bolsonarismo. Nas palavras dele, “Grande margem da nossa população aceita essas maluquices do Bolsonaro porque está enjoada, indignada, cansada da corrupção generalizada do PT e com a pior crise econômica da história do Brasil produzida também pelo PT, foi por ódio.”

Ao falar do ministro Mandetta, Ciro se referiu a ele como um “carrapato” por está agarrado no cargo mesmo com os frequentes embates com o presidente. Ciro disse que Mandetta não teve a “dignidade” de deixar a pasta após as críticas de Bolsonaro sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo ministério.

Entretanto, Ciro pontuou que apesar de descordar da reação de Mandetta, não acha que esse seja o momento de trocar de ministro.

“Não está na hora de trocar por um [ministro] terraplanista, por um maluco, por um idiota, por um carreirista qualquer que se oferece para dizer o que Bolsonaro quer que seja dito”, disparou o político sobre o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, que esteve entre o mais cotado para assumir a pasta da Saúde, caso o presidente resolva
desligar Mandetta do comando.

Ao falar da atuação de Bolsonaro à frente da presidência, Ciro Gomes defendeu a renúncia do presidente por acreditar que ninguém mais pode ser mais “irresponsável e desesperado” do que ele. Além disso, criricou veemente a recomendação do uso da cloroquina para a cura do coronavírus.