Suspensão

TRF-1 suspende envio de fundos partidário e eleitoral para combate ao Coronavírus

Carlos Moreira Alves, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu uma liminar da Justiça Federal que bloqueou os R$ 3 bilhões dos fundos partidário e eleitoral e deixou o valor à disposição do governo Jair Bolsonaro para o combate ao novo coronavírus.

O desembargador explicou que a decisão liminar do juiz Itagiba Catta Pretta, da 4ª Vara Federal de Brasília, não indicou “nenhuma omissão dos Poderes constituídos da República, no âmbito de suas respectivas esferas de competência”.

A decisão ainda “interfere em atos de gestão e de execução do orçamento público, da mesma forma como interfere no exercício de competências constitucionalmente outorgadas a autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo”, destaca Moreira Alves.

“Se medidas para o combate à pandemia necessitam de ser adotadas, devem ser levadas a efeito, repita-se, mediante ações coordenadas de todos os órgãos do poder público federal, estadual, municipal e distrital, dentro de suas respectivas esferas de atribuições constitucionais, com intervenção apenas excepcional do Poder Judiciário”, completou o desembargador, segundo o portal UOL.