Cabo

Hospital Infantil do Cabo adapta novos leitos para pacientes com Covid-19

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está adaptando novos leitos no Hospital Infantil Dr. Adailton C. de Alencar, em Ponte dos Carvalhos, para receber pacientes com casos gripais agudos e suspeitas de coronavírus. A unidade readequou seu fluxo de atendimento e seus 180 profissionais estão recebendo treinamento específico.

“Estamos construindo dois hospitais de campanha com capacidade para 120 leitos. Agora, vamos preparar o Hospital Infantil para garantir o atendimento também as crianças”, ressalta o prefeito Lula Cabral. “A Prefeitura tem feito a sua parte, estruturando a Saúde para o tratamento de pessoas com coronavírus. E a população precisa fazer a sua também, permanecendo em casa e evitando o contágio”.

Seis leitos estão sendo adaptados no Hospital Infantil, sendo três para casos agudos de sintomas gripais e três para pacientes mais graves que necessitem de intubação e respiradores.

Hospital Infantil no Cabo recebe adaptação.
Hospital Infantil no Cabo recebe adaptação. Foto: Gilberto Crispim

Os que tiverem com sintomas mais leves passarão pela ala de pacientes em situação estável, que fará uma avaliação mais detalhada para determinar quais encaminhamentos receberá. Havendo a possibilidade, o paciente será encaminhado para casa, recebendo às orientações necessárias para permanecer em isolamento social. Se for necessário maiores cuidados hospitalares, ele será encaminhado para um leito clínico.

Já os pacientes com sintomas moderados ou graves serão encaminhados para os leitos de semi-UTI ou de UTI, sendo entubados e recebendo o suporte dos respiradores. O equipamento permite que tanto a equipe médica quanto o paciente ganhem tempo para que o tratamento evolua, aumentando as chances de recuperação.

Treinamento

Segundo Tatiane Rodrigues, gerente de Enfermagem do hospital, o treinamento dos profissionais é fundamental para o atendimento de casos do covid-19. “Visa resguardar os profissionais que atuam no hospital de se contaminarem”, explica. “O maior índice de contaminação é justamente no processo de paramentação e desparamentação dos EPI´s usados durante o atendimento”.

O treinamento está acontecendo duas vezes ao dia nas trocas dos plantões, pelos enfermeiros chefes responsáveis pela equipe do horário. Recepcionistas e agentes de limpeza também estão recebendo o treinamento.