Recife

Prefeito anuncia distribuição de um milhão de EPIs e contratação de 658 profissionais de saúde

O prefeito Geraldo Julio anunciou na terça-feira (7), uma série de novas medidas que fazem parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19. Entre as ações estão a distribuição de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde. O quantitativo é suficiente para garantir a proteção dos profissionais da rede municipal de saúde por um mês. Na ocasião, o prefeito também anunciou que 658 profissionais de saúde estão reforçando a rede para enfrentamento à pandemia, além da criação do Aprende em Todo Lugar, aplicativo voltado para a formação à distância sobre a Covid-19.  O prefeito garantiu ainda a pensão integral para as famílias dos profissionais de saúde que forem vítimas da Covid-19.

“Hoje, nós anunciamos mais algumas ações do Plano de Contingência que são importantes para o conhecimento de toda à população. A primeira é que já contratamos, até hoje, 658 profissionais de saúde para trabalhar nessa emergência. A gente também adquiriu um milhão de itens de EPIs para nossas unidades de atendimento, como máscaras, aventais luvas, toucas, óculos de proteção. Essa quantidade garante pelo menos um mês de equipamento para todos os profissionais da nossa rede. No mundo inteiro está havendo uma grande disputa pela compra desses materiais, mas a Prefeitura conseguiu garantir essa remessa e já temos outras para chegar nas próximas semanas, para que a gente tenha estoque suficiente para todo o período da pandemia. Gostaria de tranquilizar a todos os profissionais de saúde e a população de que esses materiais já foram adquiridos”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Conheça Plano de Contingência Municipal do Recife de Combate ao Covid-19.

A lista dos itens de EPIs inclui máscaras cirúrgicas, luvas, aventais, máscaras N95, toucas, óculos de proteção e protetores faciais. Cada profissional que presta assistência ou precisa entrar em contato a menos de um metro dos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus recebe equipamentos de acordo com o tipo de procedimento que realiza no paciente, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já os 658 profissionais que vão reforçar a rede municipal de saúde do Recife vão atuar nas Unidades Provisórias de Isolamento (UPIs) montadas nas policlínicas, no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros. Desse total, são 57 médicos, 109 enfermeiros. Do total de profissionais, 605 foram contratados e 53 foram remanejados de outras áreas para o enfrentamento à pandemia.

Secretário de Saúde do Recife Jailson Correa.
Secretário de Saúde do Recife Jailson Correa. Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reforça que o uso dos equipamentos, tanto para os trabalhadores quanto para os pacientes com sintomas, não diminui a importância da lavagem das mãos ou do uso do álcool a 70%, e reitera também a etiqueta respiratória, como, por exemplo, cobrir o nariz e a boca com o lenço de papel ou antebraço ao tossir ou espirrar, ao invés de usar as mãos. “Nossa preocupação é salvar vidas, protegendo também a saúde dos nossos profissionais que estão na linha de frente. Desde o início de fevereiro oferecemos treinamentos (presenciais e virtuais) aos profissionais da rede de saúde sobre a covid-19 e, neste momento se faz necessário estimular o uso adequado e racional, para que não falte EPIs em nenhum momento dessa longa  batalha contra a covid-19”, garante o secretário.

A Prefeitura do Recife também lançou o site “Aprenda em Todo Lugar”, voltado para os profissionais da saúde. O aplicativo web tem como objetivo orientar os trabalhadores sobre a utilização dos EPIs e as frequentes atualizações nos protocolos de atendimento neste tempo de pandemia, além de disponibilizar outros conteúdos importantes para os trabalhadores da Secretaria de Saúde do Recife. Os profissionais vão ter à disposição informações em vídeos e textos no site que estará disponível a partir desta quarta-feira (8) no endereço www.aprendeemtodolugar.recife.pe.gov.br. Durante o anúncio o prefeito Geraldo Julio também garantiu pensão integral para as famílias dos profissionais de saúde que venham a falecer em decorrência do novo Coronavírus.

Prefeito do Recife Geraldo Julio.
Prefeito do Recife Geraldo Julio. Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR

Testes
Para ampliar a capacidade de testagem da covid-19 e permitir um melhor acompanhamento dos pacientes mais graves, o prefeito Geraldo Julio informou que a Prefeitura do Recife firmou parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a ampliação dos testes da COVID-19. Ao todo a Prefeitura do Recife vai adquirir os testes e a UFPE terá a capacidade de realizar 300 testes do tipo RT-PCR por dia. Na parceria, a Secretaria de Saúde do Recife ficará responsável pela aquisição dos testes e coleta do material, que será enviado ao laboratório da UFPE. Já a Universidade usará seus equipamentos e o corpo técnico para analisar o material.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife