H1N1

Ossesio Silva solicita mais doses da vacina contra a gripe influenza para Pernambuco

 
Brasília (DF) – Visando garantir a imunização da população pernambucana contra a influenza, o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) enviou o requerimento ( nº do requerimento) ao Ministério da Saúde solicitando ao ministro, Luiz Henrique Mandetta, mais doses da vacina contra a gripe para Pernambuco. A Campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 23 de março, priorizando idosos maiores de 60 anos e profissionais de saúde, mas foi interrompida, em municípios pernambucanos, duas vezes por falta da medicação.  
 
Ao proteger a população da influenza, menos gente necessita de hospitalização, fator fundamental no atual cenário de saúde pública em que se encontra os estados do país devido à pandemia do Coronavírus, incluindo Pernambuco. Ao desafogar os hospitais, os esforços poderão ser direcionados a pessoas que necessitam de atendimento por causa da Covid-19. 
 
Ossesio explica que o pedido tem o intuito de imunizar o quanto antes idosos e profissionais da saúde, que fazem parte dos públicos prioritários. “Os idosos precisam muito dessa imunização, já que estão no grupo de risco da Covid-19 e sofrem mais com as consequências da gripe. Precisamos nos prevenir para não gerar sobrecarga no sistema de saúde”, lembrou.
 
Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2020, até a Semana Epidemiológica 11 (14 de março), foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2). Vale lembrar que, apesar da vacina não ter eficácia contra ao do Coronavírus, ela facilita a identificação de casos ao imunizar a população contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, já que os sintomas são parecidos.