Reforço

Prefeitura do Recife anuncia reforço na distribuição de equipamentos para profissionais de saúde

Prefeito do Recife Geraldo Julio
Prefeito do Recife Geraldo Julio. Foto: Divulgação

Os serviços de saúde da Prefeitura do Recife que atendem pacientes com sintomas do novo coronavírus e outras doenças respiratórias começaram a receber, nesta semana, uma remessa de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde.

Na manhã desta terça-feira (7), o prefeito Geraldo Julio (PSB) também anunciou que, até o momento, 658 profissionais, sendo 57 médicos, estão reforçando a rede municipal de saúde para enfrentamento à pandemia.

A lista dos itens que mais uma vez estão sendo distribuídos gradativamente pela Secretaria de Saúde do Recife inclui máscaras cirúrgicas, luvas, aventais, máscaras N95, toucas, óculos de proteção e protetores faciais.

Cada profissional que presta assistência ou precisa entrar em contato a menos de um metro dos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus recebe equipamentos de acordo com o tipo de procedimento que realiza no paciente, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As máscaras cirúrgicas, por exemplo, devem ser usadas tanto pelos pacientes com sintomas de infecção respiratória (tosse, dor na garganta, coriza, dificuldade para respirar) como pelos profissionais de saúde e de apoio, nos serviços de saúde que recebem pacientes.

Quem faz atendimento de pacientes com outras doenças, em regra geral, só precisa dessa máscara. Já quem atende casos suspeitos da covid-19 precisa de máscara cirúrgica, avental, luva, óculos de proteção ou protetor facial.

De acordo com as normas da Anvisa, as máscaras respiratórias tipo N95 e a touca devem ser utilizados exclusivamente por profissionais de saúde que necessitem realizar procedimentos como intubação, ventilação, ressuscitação cardiopulmonar ou outros procedimentos geradores de aerossóis em pacientes com suspeita ou confirmação da covid.

Os 658 profissionais que vão reforçar a rede municipal de saúde do Recife para enfrentamento à covid-19 vão atuar nas Unidades Provisórias de Isolamento (UPIs) montadas nas policlínicas, no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros.

Do total, são 57 médicos, 109 enfermeiros, 179 técnicos de enfermagem e 313 de apoio (administrativo, maqueiro, vigilante, auxiliar de serviços gerais, entre outros).

Do total de profissionais, 605 foram contratados e 53 foram remanejados de outras áreas para o enfrentamento à pandemia, como por exemplo alguns médicos e enfermeiros com comorbidades foram deslocados do atendimento presencial a pacientes com sintomas de doenças respiratórias nas unidades de saúde e passaram a fazer tele orientação aos pacientes com suspeita de covid-19 pelas vídeo-chamadas do aplicativo “Atende em casa covid-19” (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife