Impeachment

Deputados do PSB protocolam pedido de impeachment de ministro da Educação após fala contra China

Weintraub acusou indiretamente a China de esconder informações sobre o coronavírus do resto do mundo para posteriormente lucrar com leilões de equipamentos médicos.

Deputados do PSB protocolam pedido de impeachment de ministro da Educação após fala contra China

Deputado Danilo Cabral e o ministro Abraham Weintraub/ Foto: Montagem

Publicado em 7 de abril de 2020 - 13:34

Por

Deputado Danilo Cabral e o ministro Abraham Weintraub

Deputado Danilo Cabral e o ministro Abraham Weintraub/ Foto: Montagem

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) que é membro da Comissão de Educação da Câmara, protocolou o pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub, junto com outros parlamentares do PSB.

Weintraub acusou indiretamente a China de esconder informações sobre o coronavírus do resto do mundo para posteriormente lucrar com leilões de equipamentos médicos. Os socialistas denunciaram o ministro por crime de responsabilidade pela prática de improbidade na administração pública e por falta de decoro.

“A atitude irresponsável do ministro pode levar a um aprofundamento da crise do coronavírus no Brasil, tendo em vista que a China é o principal produtor de equipamentos e insumos do mundo e pode retaliar o país por conta das declarações dele”, justificou Danilo em material enviado à imprensa.

A embaixada da China afirmou que as postagens têm “cunho fortemente racista”, causando “influências negativas” nas relações bilaterais entre os dois países. O governo chinês instou, ainda, “alguns indivíduos do Brasil” a pararem com “acusações infundadas”.

Em resposta, o ministro negou ter sido racista, afirmando “ter um monte de amigos chineses e conhecer a cultura” do país. Ele disse, ainda, que pedirá desculpas se o país oriental vender mil respiradores a preço de custo para o Brasil.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil no mundo. De acordo com Danilo, uma eventual retaliação atingiria em cheio o agronegócio. Sem falar que o país asiático é responsável pela produção de 90% dos equipamentos de saúde em escala global, de acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China.

Impeachment

O deputado alega que Weintraub feriu o artigo 9º da Lei 1.079/50, em especial os itens 4 e 7. O primeiro diz que comete crime contra probidade administrativa quem expedir ordens ou fizer requisição de forma contrária às disposições expressas da Constituição e o segundo, quem proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.

O pedido de impeachment foi protocolado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e cabe ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM), dar início à tramitação se ele entender que tem provimento.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com