Impeachment

Deputados do PSB protocolam pedido de impeachment de ministro da Educação após fala contra China

Deputado Danilo Cabral e o ministro Abraham Weintraub
Deputado Danilo Cabral e o ministro Abraham Weintraub/ Foto: Montagem

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) que é membro da Comissão de Educação da Câmara, protocolou o pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub, junto com outros parlamentares do PSB.

Weintraub acusou indiretamente a China de esconder informações sobre o coronavírus do resto do mundo para posteriormente lucrar com leilões de equipamentos médicos. Os socialistas denunciaram o ministro por crime de responsabilidade pela prática de improbidade na administração pública e por falta de decoro.

“A atitude irresponsável do ministro pode levar a um aprofundamento da crise do coronavírus no Brasil, tendo em vista que a China é o principal produtor de equipamentos e insumos do mundo e pode retaliar o país por conta das declarações dele”, justificou Danilo em material enviado à imprensa.

A embaixada da China afirmou que as postagens têm “cunho fortemente racista”, causando “influências negativas” nas relações bilaterais entre os dois países. O governo chinês instou, ainda, “alguns indivíduos do Brasil” a pararem com “acusações infundadas”.

Em resposta, o ministro negou ter sido racista, afirmando “ter um monte de amigos chineses e conhecer a cultura” do país. Ele disse, ainda, que pedirá desculpas se o país oriental vender mil respiradores a preço de custo para o Brasil.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil no mundo. De acordo com Danilo, uma eventual retaliação atingiria em cheio o agronegócio. Sem falar que o país asiático é responsável pela produção de 90% dos equipamentos de saúde em escala global, de acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China.

Impeachment

O deputado alega que Weintraub feriu o artigo 9º da Lei 1.079/50, em especial os itens 4 e 7. O primeiro diz que comete crime contra probidade administrativa quem expedir ordens ou fizer requisição de forma contrária às disposições expressas da Constituição e o segundo, quem proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.

O pedido de impeachment foi protocolado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e cabe ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM), dar início à tramitação se ele entender que tem provimento.