Cuidado

Toritama, em Pernambuco, constrói hospital em 10 dias

Foto: Divulgação

A prefeitura de Toritama, no agreste de Pernambuco, inaugurou nessa quarta-feira (1), um hospital de campanha com capacidade para 40 leitos em tempo recorde. A obra demorou 10 dias para ser entregue. Com 45 mil habitantes, a cidade não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus (covid-19). O hospital vai atender pacientes de pequena a média complexidade da covid-19.

O equipamento custou R$ 1,2 milhão aos cofres públicos e está funcionando no prédio da escola José J. de Araújo, ao lado do hospital municipal, na av. João Manoel da Silva, principal via da cidade. A estrutura vai atender exclusivamente os casos suspeitos ou confirmado do coronavírus. Casos mais graves serão levados para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

“Houve toda uma reeducação sobre higienização – como lavar as mãos, usar o álcool-gel, não colocar a mão no rosto, tossir com etiqueta – para que as pessoa tomassem consciência. Tenho constantemente ido às rádios de Toritama, às escolas. A equipe da Saúde foi dar treinamento aos professores. Realizamos panfletagem no complexo Parque das Feiras e estamos tendo uma divulgação em massa nas redes sociais,”, citou. “Teve toda uma precaução para, quando chegasse essa hora do isolamento social, a gente tivesse aceitação da população”, disse a secretária municipal de Saúde, Andrea Melo.

A cidade não teve nenhum caso confirmado de coronavírus até agora. Duas suspeitas foram descartadas e outras duas seguem sob investigação. Um dos pacientes está em isolamento domiciliar e o outro está internado em um hospital de referência, aguardando o resultado do teste.