Recife

No Recife, vacinação contra a gripe é retomada em três pontos no formato drive thru das 8h às 17h

 

Vacinação contra gripe no Recife.
Vacinação contra gripe no Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Prefeitura do Recife retoma a vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (2), após ter recebido 35 mil doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Com esse quantitativo, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife poderá abrir três pontos para imunização dos idosos em esquema de drive thru e dará continuidade à vacinação dos profissionais de saúde em cerca de 150 unidades de saúde. Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no último dia 20, aproximadamente 175 mil idosos e profissionais de saúde foram imunizados, o que representa 70% do público-alvo total dessa primeira etapa, que vai até o dia 15.

Os três postos em esquema de drive thru, em que a população com mais de 60 anos não precisa descer do veículo para receber a dose, são no Shopping Rio Mar, no Pina (em frente ao Diagmax); Shopping Recife, em Boa Viagem (entrada pela Rua Padre Carapuceiro), e Avenida Abdias de Carvalho, n° 1.932, em San Martin (na altura da entrada da Chesf). A vacinação será das 8h às 17h

Não haverá outros postos volantes, como escolas, clubes e associações de moradores, até o Ministério da Saúde enviar doses suficientes. Nos próximos dias, deverão ser enviadas mais doses para garantir a vacinação do restante do público-alvo desta primeira etapa. Já os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados apenas nas unidades de saúde do Recife, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos.

Vacinação contra gripe no Recife.
Vacinação contra gripe no Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Secretaria de Saúde do Recife acredita que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus covid-19. No entanto, a Sesau reforça que a vacina contra gripe não previne da covid-19, mas sim de três tipos de vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B.

OUTRAS ETAPAS – Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife