Arcoverde

Prefeita de Arcoverde emite comunicado aos cidadãos quanto as chuvas na cidade

Prefeita de Arcoverde Madalena Britto.
Prefeita de Arcoverde Madalena Britto. Foto: Rodolfo Araujo

A prefeita de Arcoverde Madalena Britto, emitiu um comunicado para esclarecer o que está sendo feito na cidade que além de vivenciar calamidade pública pela pandemia do Covid-19, também sofre com as fortes chuvas dos últimos dias que alagou diversas ruas e deixa prejuízo material a centenas de pessoas. Outras dezenas de famílias se encontram desabrigadas,  pois a água invadiu as casas e devastou tudo.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), emitiu no final da tarde deste domingo o alerta de continuidade de chuvas fortes na região da cidade nas próximas 24 horas.

Em esclarecimento aos boatos que circulam em mensagens de WhatsApp sobre o rompimento da Barragem Riacho do Pau, a Compesa esclarece que a informação não procede. O reservatório, localizado no município de Arcoverde, está sangrando, ou seja, atingiu a sua capacidade máxima de acumulação, que é de 16,8 milhões de metros cúbicos de água.

Confira o comunicado da prefeita

“Amigas e amigos,

Estamos vivendo um momento de grandes desafios em nosso município. Além de uma Pandemia de Coronavírus de caráter mundial os problemas locais se multiplicaram!

A natureza impõe os maiores contrastes administrativos em uma cidade como a nossa e nos coloca em estado de calamidade pública. Ao mesmo tempo em que pedimos as pessoas fiquem em casa, se protejam do Coronavírus, às chuvas forçam as nossas equipes a irem para as ruas.

Enquanto os órgãos de saúde dizem use equipamento de proteção, esses EPI’s entram em extinção no mercado e as famílias, vítimas das chuvas, não podem esperar. Aumentamos as máquinas e caminhões, mas a terra encharcada atola algumas e outras tem que sair de onde estão, para desatolar e seguir em grupo.

É assim que estamos vivendo esses dias de intensos desafios. Olhamos para as cidades vizinhas e vemos que muitas estão em situações ainda piores impostas pela força da natureza. Somos servidores públicos e seguiremos nossa missão de servir as pessoas com todos os recursos físicos e emocionais que temos no momento.

Somos de Arcoverde, cidade onde se predomina a fé, e essa fé é que nos faz seguir firmes diante do caos!

Diante de tudo isso temos grandes motivos para comemorar. Até o presente momento nenhum caso de Corona Vírus confirmado em nosso município e nenhuma vítima fatal das enchentes. Seguiremos Valorizando  as vidas, o bem mais precioso de todos as pessoas.

Convocamos os órgãos públicos, a sociedade civil e o empresariado local, vamos nos unir para restabelecer a normalidade em Arcoverde no menor espaço de tempo possível.”

Amavelmente,

Madalena Britto
Prefeita de Arcoverde