Números

Após cinco novos casos Pernambuco soma 73 registros por Coronavírus e pessoa de 27 anos infectada

Secretário de Saúde de Pernambuco André Longo.
Secretário de Saúde de Pernambuco André Longo. Foto: Hélia Scheppa/SEI

Nas últimas 24h, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 5 casos da Covid-19, sendo três em homens e dois em mulheres.

As ocorrências envolvem pessoas na faixa etária dos 27 aos 83 anos. Antes eram 68 notificações pelo Coronavírus. Agora são 73 casos confirmados da doença no território pernambucano.

Até agora, os casos estão distribuídos por 9 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina e Goiana), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. No momento, 19 pacientes estão internados, sendo 9 em UTI/ UCI e 10 em leitos de isolamento. Outros 38 estão em isolamento domiciliar e 11 já se recuperaram da Covid-19.

Mortes

Não foram confirmados novos óbitos pela Covid-19 em Pernambuco no Boletim Epidemiológico deste domingo (29). Até o momento são 5, sendo 4 homens e 1 mulher. As faixas etárias são: 2 entre 60 e 69 anos, 1 entre 70 e 79 anos e 2 acima de 80. Em relação ao local de residência, 4 são do Recife e um é estrangeiro.

Importante destacar que, até o momento, além das 5 mortes de pacientes com a Covid-19, o Lacen-PE já confirmou, entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag),  outros 9 óbitos causados pela influenza A e 5 para influenza B. Outras 30 amostras não positivaram nem para Covid-19, nem para influenza. Apenas 1 caso ainda está no aguardo do resultado de influenza, mas já teve descartada a suspeita do novo coronavírus. Os quadros de Srag podem ser provocados por diversos vírus, como os vários tipos de influenza – A(H1N1), B, A(H3N2) – ou até mesmo o da covid-19, além de bactérias.